Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Time Univasf se reúne com reitor e recebe atestado de aptidão física e uniformes para competir nos Jogos Universitários de Pernambuco 2024

publicado: 04/07/2024 14h42 última modificação: 04/07/2024 14h49

Os atletas da Univasf irão competir no Recife.

Tendo em vista a competição nas modalidades coletivas dos Jogos Universitários de Pernambuco 2024 (JUPs), o Time Univasf realizou na noite de ontem (3), no Cineteatro do Campus Sede, reunião com o reitor da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), Telio Nobre Leite, para apresentar as conquistas do grupo e as modalidades que irão competir no evento. Na ocasião, também foram entregues os atestados de aptidão física e os uniformes para os atletas. As disputas acontecerão no Recife em dois finais de semanas, de hoje (4) até domingo (7) e de 11 a 14 de julho, nas modalidades de handebol, vôlei, futsal, basquete.

Na reunião de ontem, além de conversar com o reitor e fazer os ajustes finais para a viagem, o Time Univasf foi avaliado pelos médicos Aristóteles Cardona, gerente de Atenção à Saúde do Hospital Universitário da Univasf (HU-Univasf), Marco Túlio Pereira e Pedro Carvalho Diniz, chefe da Divisão Médica do HU-Univasf, que emitiram os atestados de aptidão física. O grupo, composto por 80 atletas, irá disputar o título nas modalidades handebol feminino, basquete masculino, futsal masculino e feminino, handebol masculino e vôlei masculino e feminino.

O reitor Telio Leite conversou com os estudantes que irão participar dos JUPs.

Os atletas estão confiantes que retornarão da capital pernambucana com bons resultados. O vice-presidente do Time Univasf, Vinícius Wallace Santos Brito, estudante do 5º período de Educação Física, conta que o grupo fez uma boa preparação para a competição. “Do ano passado para cá, nos organizamos melhor, conseguimos treinadores e mais tempo de treinamento para refinar a nossa parte técnica, além de recrutar mais atletas. Por isso, estamos com uma expectativa muito boa, tanto para os times masculinos quanto para os femininos”, afirmou o discente.

Axel Martins, estudante do 1º período de Educação Física, integra o time do vôlei masculino e reforçou o otimismo dos atletas para os JUPs 2024 nas modalidades coletivas. “A expectativa é que a gente consiga fazer uma boa competição. O time é novo, está começando a treinar agora, mas a gente espera representar bem a Univasf e consiga chegar nas fases seguintes”, disse.

Integrante do time do vôlei feminino, a atleta Fernanda Oliveira, estudante do 3º período do curso de Enfermagem iniciou no esporte ainda na 5ª série do Ensino Fundamental e está feliz por poder representar a Universidade na competição estadual. “Fui chamada para participar do grupo através da nossa levantadora e quero contribuir com o meu máximo na competição. O time é novo, temos coisas a melhorar, mas esperamos conseguir bons resultados ”, afirmou Fernanda.

Em junho, ocorreram as competições dos Jogos Universitários de Pernambuco 2024 nas modalidades e-sports (LOL, Free Fire, Clash Royale, Fifa, CS GO e Valorant) e de natação. Na disputa online, os atletas da Univasf conquistaram o ouro na categoria Fifa feminino, prata no Clash Royale masculino, e bronze para as equipes de Valorant e Free Fire. Na natação, o Time Univasf alcançou o segundo lugar nos 100m livre feminino e masculino, terceiro lugar nos 50m livre feminino, terceiro lugar nos 50m peito masculino, e terceiro lugar no geral feminino.

O reitor Telio Leite afirmou, durante o encontro com os atletas, que a participação dos estudantes em atividades fora da sala de aula é importante tanto para a formação deles quanto para fortalecer os vínculos com a Universidade. “Além disso, é importante a participação nestas competições para que a Univasf tenha reconhecimento fora da nossa região. Nossa Universidade está sendo muito bem representada pelos estudantes. Aqui temos atletas competitivos, como já foi demonstrado pelas conquistas na natação e nos e-sports”, ressaltou.