Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Importância de Ruth de Souza e Marielle Franco para a história do Brasil é tema de aula pública da Univasf nesta sexta-feira (31)

publicado: 30/07/2020 09h33 última modificação: 30/07/2020 09h33
Layla Shasta

Com o objetivo de refletir sobre a importância das trajetórias da atriz Ruth de Souza e da vereadora Marielle Franco para a história do Brasil, o Núcleo de Estudos Étnicos e Afro-Brasileiros Abdias Nascimento/Ruth de Souza (Neafrar), vinculado ao curso de Ciências Sociais da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), realizará, nesta sexta-feira (31), às 20h, uma aula pública virtual, através da plataforma Zoom. A iniciativa integra as atividades de uma agenda conjunta de ações do movimento social de mulheres negras Julho das Pretas. As inscrições são gratuitas e estão abertas, até amanhã (30), para toda a comunidade.

As inscrições para o evento podem ser feitas através de formulário online e os inscritos receberão, via e-mail, o link para a transmissão ao vivo um dia antes da data da atividade. A aula pública contará com a participação do docente do Colegiado de Ciência Sociais e coordenador do Neafrar Nilton de Almeida, a cientista social Raylane Batista, a atriz e mestranda do Programa de Pós-Graduação em Extensão Rural (PPGExR) Kátia Gonçalves e as discentes do curso de Ciências Sociais Tamires Souza, Thais Nunes e Ana Luiza Souza.

A atividade tem o apoio do Centro Acadêmico de Ciências Sociais Marielle Franco, Observatório de Estudos em Educação, Trabalho e Cultura (ETC/Univasf), do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial e da Frente Negra do Velho Chico. De acordo com o professor Nilton de Almeida, o evento irá discutir sobre figuras públicas que representam duas gerações de protagonismo feminino e, principalmente, negro, assim, a importância da atividade está em levar à comunidade o diálogo sobre duas personagens muito importantes para a história do Brasil e para os campos intelectual, artístico, cultural e político do país.