Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Inovações em saúde estarão em debate no evento Locus Health Innovation Week (LHIW)

publicado: 22/08/2022 12h01 última modificação: 22/08/2022 12h01
Renata Freitas

Com o objetivo de conectar a inovação na área da saúde em todo o estado de Pernambuco, será realizado de 29 de agosto a 2 de setembro o Locus Health Innovation Week (LHIW). O evento, promovido em parceria pelo Lócus de Inovação em Saúde de Petrolina, vinculado à Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), pelo Ecossistema Cisne, liderado pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) contará com palestras e oficinas, que acontecerão no formato híbrido. As inscrições podem ser feitas gratuitamente até o dia do evento, aberto à participação de todos os interessados na temática.

As inscrições devem ser feitas pelo site do LHIW. A programação será dividida por instituição e por data. Na segunda-feira (29) serão realizadas as palestras da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), com a realização de trilhas de temáticas diversas. Na terça (30), a Univasf promoverá palestras e mesas redondas sobre temas variados, que terão a participação de palestrantes convidados de Instituições de diferentes regiões do Brasil e do exterior. Estes dois primeiros dias de programação poderão ser acompanhados presencialmente, na instituição promotora conforme consta no site do evento e de forma on-line. Na Univasf, o evento será realizado no auditório da biblioteca, no Campus Sede, em Petrolina.

De 31 de agosto a 2 de setembro, o Sebrae realizará o Workshop para Professores e Mentores, direcionado a estudantes, professores e técnicos dos cursos de saúde da Univasf e da UFPE, que ocorrerá integralmente pela plataforma Zoom. A programação detalhada do LHIW está disponível no site do evento.

Os interessados devem estar atentos às inscrições para as atividades que serão realizadas por cada uma das instituições, pois a inscrição é feita separadamente, conforme o interesse do participante. Haverá emissão de certificados aos participantes. A realização do LHIW é uma iniciativa do Programa Lócus da Inovação, que é fomentado pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pernambuco via Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia de Pernambuco (Facepe), e fruto de parceria entre Univasf, UFPE e Sebrae.

O coordenador do Lócus de Inovação em Saúde de Petrolina, Thiago Magalhães, professor do Colegiado de Engenharia de Produção da Univasf, destaca a parceria entre as três instituições promotoras e a relevância do LHIW. “É a primeira vez que o evento é realizado, envolvendo instituições tão importantes, que estão unindo forças para desenvolver a inovação no estado. Nosso objetivo é disseminar e fortalecer a inovação, cada vez mais, para que as ideias inovadoras, de fato, se transformem em negócios”, afirma o docente.