Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Inscrições para Exame Nacional de Acesso 2022 para Profnit podem ser feitas de 25 a 31 de agosto

publicado: 24/08/2021 16h12 última modificação: 24/08/2021 16h12
Júlia R. Mendes

As inscrições para o Exame Nacional de Acesso (ENA) 2022 para o Mestrado Profissional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação (Profnit) estarão abertas a partir do meio-dia de amanhã (25). O ENA é uma das etapas do processo seletivo para ingresso no Profnit, que oferta 18 vagas para a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), duas das quais são destinadas aos servidores da Instituição. Os candidatos podem se inscrever até o dia 31 de agosto, às 18h.

A inscrição será realizada por meio do site do Profnit. Para efetivar a inscrição, é necessário realizar o pagamento de uma taxa no valor de R$ 250,00. Os candidatos interessados em participar da seleção devem ser graduados portadores de diploma, de qualquer curso de nível superior, emitido por uma instituição reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC). Podem se inscrever também brasileiros natos ou naturalizados que possuem diplomas emitidos por instituições estrangeiras, porém, na matrícula, o candidato aprovado e classificado terá que apresentar diploma reconhecido por instituições autorizadas pelo MEC. Também estão aptos concluintes do último semestre ou ano de curso, mas para efetivação da matrícula será exigida a apresentação do diploma ou documento provisório.

O ENA engloba duas etapas, ambas de caráter eliminatório e classificatório. A primeira consiste na realização da prova nacional, que está prevista para ser aplicada no dia 25 de setembro, em ambiente virtual. A prova é formada por 20 questões de múltipla escolha, com duração máxima de uma hora. Já a segunda etapa será a análise curricular, que deverá ser realizada de 25 a 31 de outubro. Os candidatos devem enviar, conforme as orientações do ponto focal escolhido, em formato PDF, os documentos que comprovem as informações do currículo, além das cópias dos documentos descritos na Chamada para Seleção de Estudantes - Ingresso 2022. O resultado final do processo seletivo deverá ser divulgado até 16 de novembro. Os candidatos aprovados irão ingressar no ano letivo de 2022, de acordo com o calendário acadêmico específico de cada ponto focal.

O Profnit é um mestrado gratuito e presencial, com duração máxima de 24 meses, ofertado pelo Fórum Nacional de Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologia (Fortec). O programa é realizado de forma coletiva com 32 instituições de ensino, os pontos focais do mestrado, que visa à formação de recursos humanos já engajados ou dispostos a atuar nas competências dos Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs). Para mais informações sobre o Profnit, acesse o site.