Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Inscrições para Exame Nacional de Acesso (ENA) 2022 para Profnit acontecem em agosto

publicado: 28/07/2021 15h45 última modificação: 28/07/2021 15h45
Júlia R. Mendes

O Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação (Profnit) divulgou o edital do Exame Nacional de Acesso (ENA) 2022, para seleção de ingressantes no ano letivo de 2022. Nesta seleção, serão disponibilizadas 18 vagas para a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), duas das quais são destinadas a servidores da Instituição. As inscrições para o ENA 2022 serão realizadas no período de 25 a 31 de agosto.

Os candidatos interessados podem se inscrever no site e a taxa custa R$ 250,00. Para participar é necessário ser portador de diploma de qualquer curso de nível superior, emitido por uma instituição reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC). Também podem participar da seleção concluintes do último semestre ou ano dos cursos de instituições oficiais e reconhecidas pelo MEC, que deverão apresentar, no ato da matrícula diploma ou documento provisório de conclusão; e brasileiros natos ou naturalizados que possuem diplomas emitidos por instituições estrangeiras, reconhecidos por instituições devidamente autorizadas pelo MEC.

O ENA consiste em duas etapas: prova nacional e análise curricular. A etapa um, prova nacional, tem caráter eliminatório e classificatório, e está prevista para ser realizada em 25 de setembro num ambiente virtual. Já na etapa dois, de análise curricular, o candidato deverá encaminhar, conforme as orientações do ponto focal escolhido no ato da inscrição, os documentos exigidos na Chamada para Seleção de Estudantes - Ingresso 2022.

Ofertado pelo Fórum Nacional de Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologia (Fortec), o Profnit é um mestrado profissional gratuito com duração máxima de dois anos. O curso visa à formação de recursos humanos já engajados ou dispostos a atuar nas competências dos Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs) determinadas por Lei e dos Ambientes Promotores de Inovação nos diversos setores acadêmicos, empresarial, governamental, organizações sociais, entre outros. A Rede Profnit é coordenada pelo Conselho Gestor (CG) e pela Comissão Acadêmica Nacional (CAN), e tem como Ponto Focal Sede a Universidade Federal de Alagoas. O programa é realizado de forma coletiva com 32 instituições de ensino, que são os pontos focais do curso. Mais informações sobre o Profnit e o ENA 2022 estão disponíveis no site.