Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Inscrições para o Sisu 2024 começaram hoje (22) com 1.189 vagas para cursos da Univasf

publicado: 22/01/2024 12h03 última modificação: 22/01/2024 12h03

A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) disponibiliza 1.189 vagas no processo seletivo do Sistema de Seleção Unificada 2024 (Sisu), que começou hoje (22) e prossegue até quinta-feira (25). As vagas são distribuídas por 29 cursos de graduação presenciais, ofertados nos sete campi da Instituição, localizados nas cidades de Petrolina e Salgueiro (PE), Juazeiro, Senhor do Bonfim e Paulo Afonso (BA) e São Raimundo Nonato (PI). Entre os cursos, destacam-se quatro novas graduações que receberão suas primeiras turmas: bacharelado em Artes Visuais, bacharelado em Gestão Ambiental, bacharelado em Geologia e licenciatura em História.

Para se candidatar a um curso da Univasf pelo Sisu, o candidato precisa ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023 e não pode ter tirado zero na prova de Redação nem tenha participado do Enem na condição de treineiro. No Sisu de 2024, serão preenchidas todas as vagas ofertadas pela Univasf para o período letivo 2024.1. A distribuição de vagas por curso está disponível no Termo de Adesão ao Sisu 2024.

Entre as novidades do Sisu 2024 destacam-se as alterações estabelecidas pela nova Lei de Cotas. A Lei Nº 14.723, de 13 de novembro de 2023, determina que todos os candidatos inscritos no Sisu sejam classificados de acordo com seu desempenho no Enem, primeiramente na modalidade de ampla concorrência. Em seguida, é prevista a reserva de vagas ofertadas pela Lei de Cotas e pelas políticas de ações afirmativas das instituições de ensino.

Este ano, 127 universidades participarão do Sisu 2024 e irão ofertar, de acordo com o MEC, 264.254 vagas para a graduação. Todas as instituições de educação superior participantes do Sisu 2024 seguirão os dados de distribuição de vagas conforme os percentuais atualizados do Censo 2022, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A oferta de vagas reservadas observará a proporção de estudantes de escolas públicas, de baixa renda, pessoas com deficiência, pretos, pardos, indígenas e, conforme a atualização da Lei de Cotas, de quilombolas.

Cronograma do Sisu 2024 – As inscrições no Sisu 2023 acontecem até quinta-feira (25). A divulgação do resultado da chamada regular está prevista para 30 de janeiro no site do Sisu. O prazo para o candidato não classificado na chamada regular participar da Lista de Espera do Sisu será de 30 de janeiro a 7 de fevereiro. A matrícula dos selecionados será de 1º a 7 de fevereiro.

A Univasf divulgará, em breve, no Portal do Ingresso Discente 2024 o edital do Processo Seletivo para Ingresso nos Cursos de Graduação Presenciais (PS-ICG) 2024, com todas as informações sobre os procedimentos para ingresso na Instituição, entre as quais o cronograma completo e os documentos necessários para a matrícula.

registrado em: ,