Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Inscrições para os 29 cursos de graduação presenciais da Univasf começam hoje (16) pelo Sisu 2023

publicado: 16/02/2023 12h02 última modificação: 16/02/2023 12h02
Renata Freitas

A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) tem 29 cursos de graduação presenciais com 1.610 vagas abertas para estudantes ingressantes este ano. Os cursos são ofertados nos sete campi da Instituição, que se localizam nas cidades de Petrolina e Salgueiro (PE), Juazeiro, Senhor do Bonfim e Paulo Afonso (BA) e São Raimundo Nonato (PI). Para concorrer a uma dessas vagas é necessário se inscrever no Sistema de Seleção Unificada 2023 (Sisu), que está com inscrições abertas de hoje (16) até a próxima terça-feira (24).

Para se candidatar a um curso da Univasf pelo Sisu, o candidato precisa ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022 e não pode ter tirado zero na prova de Redação. Neste primeiro Sisu de 2023, serão preenchidas todas as vagas ofertadas pela Univasf para os dois semestres letivos do ano, conforme o Edital Nº 1/2023, da Pró-Reitoria de Ensino (Proen). O edital do Processo Seletivo para Ingresso nos Cursos de Graduação Presenciais (PS-ICG) 2023 da Univasf contém toda a regulamentação, quantitativo de vagas por curso e modalidades de ingresso, documentação necessária, entre outras informações. A distribuição de vagas por curso está disponível no Anexo 1 do Edital Nº 1/2023 e no Termo de Adesão ao Sisu 2023.

A Univasf reserva 50% das vagas para candidatos que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas, como determina a Lei Nº 12.711/12. O restante das vagas é destinado à Ampla Concorrência, pela qual podem concorrer candidatos que tenham feito o ensino médio em cursos regulares ou equivalentes em qualquer instituição de ensino. Há nove grupos entre as modalidades de concorrência para a Instituição, conforme consta no Edital Nº 1/2023.

Bônus Regional - Terão direito ao bônus de inclusão regional os candidatos que tenham cursado todo o ensino médio em escolas públicas ou privadas dos municípios que integram as regiões geográficas intermediárias onde a Univasf possui campus e as regiões geográficas imediatas de Delmiro Gouveia (AL), Nossa Senhora da Glória (SE) e Serra Talhada (PE). O bônus regional incidirá apenas sobre a modalidade Ampla Concorrência. Por este motivo, o candidato que tenha direito a essa bonificação em sua nota do Enem 2022 deverá optar por uma das duas ações afirmativas disponíveis no Sisu 2023: Bonificação ou Reserva de Vagas (Cota). Informações mais detalhadas sobre essa ação afirmativa estão disponíveis no item 6 do Edital Nº 1/2023 e na página da Bonificação Regional, no Portal do Ingresso Discente 2023.

Cronograma – As inscrições no Sisu 2023 acontecem até terça-feira (24). A divulgação do resultado da chamada regular está prevista para 28 de fevereiro no site do Sisu. O prazo para o candidato não classificado na chamada regular participar da Lista de Espera do Sisu será de 28 de fevereiro a 8 de março.

Conforme o cronograma do PS-ICG 2023 da Univasf, a matrícula será realizada no período de 3 a 7 de março de forma on-line. Todas as informações referentes ao PS-ICG 2023 são disponibilizadas no Portal do Ingresso Discente 2023, onde também está disponível um FAQ para esclarecer dúvidas relativas ao Sisu e ao ingresso nos cursos de graduação presenciais da Univasf.