Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Inscrições para Programa de Bolsa Permanência para estudantes indígenas e quilombolas estão abertas

publicado: 07/06/2023 08h43 última modificação: 07/06/2023 08h43

Estudantes indígenas e quilombolas da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) podem se inscrever para participar do Programa de Bolsa Permanência (PBP) do Ministério da Educação (MEC). O PBP é uma ação de concessão de auxílio financeiro a alunos de comunidades indígenas e quilombolas matriculados em Instituições Federais de Ensino Superior (IFES). O valor da bolsa é de R$ 1.400,00. As inscrições podem ser feitas até 30 de junho.

Para participar, os estudantes interessados devem realizar as inscrições no Sistema de Bolsa Permanência (SISBP) do MEC e também no Programa de Assistência Estudantil (PAE) da Univasf. É preciso anexar a seguinte documentação: auto declaração do candidato; declaração da comunidade sobre sua condição de pertencimento étnico, assinada por pelo menos três lideranças reconhecidas; declaração da Fundação Nacional do Índio (Funai) de que o estudante indígena reside em comunidade indígena e comprovante de residência; declaração da Fundação Cultural Palmares de que o estudante quilombola reside em comunidade remanescente de quilombo e comprovante de residência; além de termo de compromisso do bolsista. Os modelos das documentações estão disponíveis no site da Proae.

O estudante que se inscreveu no processo seletivo 2022 e não teve seu cadastro autorizado pode agora realizar as devidas correções do formulário de inscrição e das documentações necessárias neste novo período de inscrição, atendendo assim as normativas do programa.  Mais informações sobre a Bolsa Permanência podem ser obtidas diretamente no site do Programa. Demais dúvidas podem ser encaminhadas à Proae, através do e-mail proae@univasf.edu.br