Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Inscrições para seleção do Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional (Profsocio) foram prorrogadas

publicado: 16/11/2021 14h58 última modificação: 16/11/2021 14h58
Júlia R. Mendes

O Conselho Gestor do Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional (Profsocio) prorrogou o período de inscrições para o Exame Nacional de Acesso 2021. Os interessados  podem se inscrever até o dia 21 de janeiro de 2022. Há 15 vagas disponíveis para a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), no campus Juazeiro (BA). Estão aptos a participar professores em exercício na área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, sendo efetivo ou temporário, da rede pública da educação básica, com diploma de curso superior reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC) ou revalidado por uma Instituição de Ensino Superior (IES) brasileira, no caso de candidatos estrangeiros.

Para se inscrever, o candidato deve preencher o formulário eletrônico que está disponível no site do ProfSocio e indicar para qual Instituição Associada irá se candidatar. A taxa de inscrição custa R$ 80,00. No ato da inscrição, os candidatos devem anexar, em formato PDF, os documentos especificados no Edital.

O processo seletivo abrange três etapas, sendo elas, envio de carta de intenções, defesa virtual da carta de intenções e arguição virtual de conhecimentos específicos. Todas as etapas são de caráter eliminatório e classificatório. A carta de intenções deve seguir os itens dispostos no edital. A segunda etapa, que é a defesa da carta de intenções, irá acontecer por vídeo-chamada entre os dias 14 e 18 de fevereiro. Já a terceira etapa, destinada a arguição virtual de conhecimentos específicos, será realizada no período de 3 a 8 de março, também por vídeo-chamada. O candidato será avaliado, com base na bibliografia básica sugerida no Anexo I, a respeito de um dos tópicos listados no edital. As informações para realização das vídeo-chamadas serão publicadas no site do mestrado. O resultado final está previsto para ser divulgado no dia 14 de março de 2022, diretamente aos candidatos via e-mail.

O ProfSocio é um mestrado profissional oferecido gratuitamente, em nível de pós-graduação stricto sensu, reconhecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) do Ministério da Educação (MEC). O mestrado está presente em seis estados do Brasil e é voltado a professores da rede básica de ensino público, que lecionam componentes curriculares de Ciências Humanas e Sociais. As linhas de pesquisa do ProfSocio são “Educação, escola e sociedade”, “Juventude e questões contemporâneas” e “Práticas de ensino e conteúdos curriculares”. Mais informações sobre a seleção e o mestrado podem ser encontradas no site.

registrado em: , ,