Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Inscrições para Sisu 2023 abrem nesta quinta-feira (16) com 1.610 vagas para cursos da Univasf

publicado: 15/02/2023 12h12 última modificação: 15/02/2023 12h12
Renata Freitas

Univasf oferece 29 cursos de graduação em seis cidades de Pernambuco, da Bahia e do Piauí.

O Sistema de Seleção Unificada 2023 (Sisu) realizará de amanhã (16) até a próxima terça-feira (24) as inscrições para os cursos de graduação de Instituições de Ensino Superior de todo o País. Este ano, a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) disponibiliza 1.610 vagas para os 29 cursos ofertados nos campi localizados nas cidades de Petrolina e Salgueiro (PE), Juazeiro, Senhor do Bonfim e Paulo Afonso (BA) e São Raimundo Nonato (PI). O edital do Processo Seletivo para Ingresso nos Cursos de Graduação Presenciais (PS-ICG) 2023 da Univasf foi lançado ontem (14), com quantitativo de vagas por curso, modalidades de ingresso, documentação necessária, entre outras informações.

Para se candidatar a um curso da Univasf o candidato precisa ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022 e não pode ter tirado zero na prova de Redação. Neste primeiro Sisu de 2023, serão preenchidas todas as vagas ofertadas pela Univasf para os dois semestres letivos do ano, conforme o Edital Nº 1/2023, da Pró-Reitoria de Ensino (Proen). Os candidatos devem ler atentamente o edital do PS-ICG 2023, observando todas as informações.

A distribuição das vagas no PS-ICG 2023 da Univasf ocorre de acordo com a Lei Nº 12.711/12, que determina a reserva de, no mínimo, 50% das vagas para candidatos que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas. O restante das vagas é destinado à Ampla Concorrência, pela qual podem concorrer candidatos que tenham feito o ensino médio em cursos regulares ou equivalentes em qualquer instituição de ensino. Há nove grupos entre as modalidades de concorrência para o PS-ICG 2023, conforme consta no edital e na lista abaixo. A distribuição de vagas por curso está disponível no Anexo 1 do edital e no Termo de Adesão ao Sisu 2023.

A Univasf mantém este ano a ação afirmativa da bonificação de inclusão regional. Os candidatos que cumprirem os requisitos necessários e optarem pela modalidade de ingresso da Ampla Concorrência contarão com um acréscimo de 10% na nota do Enem no sistema do Sisu. Informações mais detalhadas sobre essa ação afirmativa estão disponíveis no item 6 do Edital Nº 1/2023 e na página da Bonificação Regional, no Portal do Ingresso Discente 2023.

De acordo com o calendário do Sisu 2023, as inscrições no sistema prosseguem até terça-feira (24). A divulgação do resultado da chamada regular está prevista para 28 de fevereiro no site do Sisu. O prazo para o candidato não classificado na chamada regular participar da Lista de Espera do Sisu será de 28 de fevereiro a 8 de março.

Conforme o cronograma do PS-ICG 2023 da Univasf, a matrícula será realizada no período de 3 a 7 de março de forma on-line. Todas as informações referentes ao PS-ICG 2023 são disponibilizadas no Portal do Ingresso Discente 2023, onde também está disponível um FAQ para esclarecer dúvidas relativas ao Sisu e ao ingresso nos cursos de graduação presenciais da Univasf.

Modalidades de Concorrência:

Grupo L1: vagas reservadas para candidatos com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas;

Grupo L2: vagas reservadas para candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas;

Grupo L5: vagas reservadas para candidatos que, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas;

Grupo L6: vagas reservadas para candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas que, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas;

Grupo L9: vagas reservadas para candidatos com deficiência que tenham renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas;

Grupo L10: vagas reservadas para candidatos com deficiência autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, que tenham renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas;

Grupo L13: vagas reservadas para candidatos com deficiência que, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas;

Grupo L14: vagas reservadas para candidatos com deficiência autodeclarados pretos, pardos ou indígenas que, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas;

Grupo Ampla Concorrência (A0): vagas destinadas aos candidatos que não se enquadrarem em nenhum dos grupos acima ou que não optarem pelas vagas reservadas.