Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Instituições de Ensino Superior do Vale do São Francisco promovem exposição em shoppings centers da região pelo Dia C da Ciência

publicado: 19/10/2017 11h59 última modificação: 19/10/2017 11h59
Mônica Santos
Exibir carrossel de imagens A exposição de banners integra a programação do Dia C da Ciência no Vale do São Francisco

Acontece hoje (19), no River Shopping, em Petrolina (PE), uma exposição de banners que integra a programação do Dia C da Ciência no Vale do São Francisco. Os banners apresentam trabalhos de quatro Instituições de Ensino Superior (IES), federais e estaduais, em funcionamento na região: a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), o Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE), a Universidade do Estado da Bahia (Uneb) e a Universidade de Pernambuco (UPE). A mostra é gratuita e poderá ser vista em Petrolina apenas durante o dia de hoje, das 10h às 22h. Amanhã (20), a exposição será realizada no Juá Garden Shopping, em Juazeiro, no mesmo horário.

A exposição visa apresentar à comunidade as atividades promovidas na Academia que têm melhorado a vida das pessoas na região. São 17 banners que mostram diferentes ações desenvolvidas pelas IES nas áreas de ensino, pesquisa e extensão. A Univasf apresenta cinco banners, com diversos projetos de inovação tecnológica, meio ambiente, saúde e desenvolvimento social.

Um deles traz números sobre a formação de recursos humanos, como quantas pessoas se formaram e quantos exercem sua profissão na região. Outros dois banners apresentam projetos que têm contribuído para a preservação do meio ambiente, como o Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga (Cemafauna), o Núcleo de Ecologia e Monitoramento Ambiental (Nema) e o Centro de Referência para Recuperação de Áreas Degradadas (Crad). Há ainda um banner com exemplos de projetos de extensão da Univasf, com ações voltadas para a sociedade, e outro com produtos e tecnologias desenvolvidos na Universidade. Os banners da Univasf serão apresentados por oito estudantes dos programas de pós-graduação da Universidade.

De acordo com o professor Mário Queiroz, diretor de Pós-Graduação da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PRPPGI) da Univasf, o principal objetivo desta exposição é aproximar a comunidade da Academia. Segundo Queiroz, a sociedade desconhece o que as universidades estão produzindo, o que gera críticas da comunidade às instituições de ensino. “Nosso objetivo é promover a união entre estas duas esferas. Queremos criar um elo entre as pessoas e a Universidade, mostrando quais são as preocupações da Univasf, para que a comunidade possa defender a educação pública e de qualidade neste momento de crise”, afirma Queiroz.

O Dia C da Ciência - É uma iniciativa do Colégio de Pró-Reitores de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação das Instituições Federais e de Ensino e do Fórum de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação (FOPROP). O intuito é gerar uma mobilização nacional que envolva as instituições de ensino superior e pesquisa através de atividades em escolas, museus, espaços públicos e institucionais. Espera-se que ações como estas passem a ser realizadas anualmente, criando uma cultura do Dia C da Ciência e para mostrar à comunidade a importância das pesquisas e como elas influenciam a sociedade.

Várias atividades estão acontecendo durante todo o mês de outubro, como visitas técnicas de estudantes das escolas às instituições envolvidas, debates sobre os impactos das pesquisas das instituições de ensino superior no vale do São Francisco e apresentações de projetos de Iniciação Científica. O encerramento será dia 25 de outubro, data escolhida para marcar a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.