Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Integrantes da Residência Multiprofissional de Saúde Mental da Univasf lançam livro sobre cuidado a pessoas em crise na Atenção Psicossocial

Notícias

Integrantes da Residência Multiprofissional de Saúde Mental da Univasf lançam livro sobre cuidado a pessoas em crise na Atenção Psicossocial

publicado: 10/02/2023 15h11 última modificação: 10/02/2023 15h11
Júlia Mendes

"Encontro e acolhimento em territórios vivos: narrativas para repensar tecnologias de cuidado a pessoas em crise na Atenção Psiscossocial". Este é o título do livro organizado pelos integrantes da Residência Multiprofissional de Saúde Mental (RMSM ) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), que será lançado nesta segunda-feira (13). A roda de lançamento acontecerá às 18h30, na sala 8 do bloco de salas de aula, no Campus Sede da Univasf, em Petrolina (PE).

O livro, cujo prefácio é escrito pela psicóloga Sandra Maria Sales Fagundes, é composto por 17 contos organizados em três eixos: “A potência da produção de vínculo e acolhimento”, enfatizando estratégias que partem da valorização de uma escuta ativa e ativadora; “O protagonismo de usuários/as e as multiplicidades na produção do cuidado”, em que se realçam trançados entre arte, práticas integrativas e complementares, suporte entre usuários/as e atividades coletivas; e “Produção do cuidado nos lugares de vida”, com destaque à potência da ação nos territórios em que a vida transcorre e da articulação de redes.

Ao longo dos 17 contos, são compartilhadas as experiências dos integrantes da RMSM no cuidado a pessoas em situação de crise, que buscam provocar novos olhares, despertar a vontade de ousar e de propor outras experimentações na produção de cuidado. O livro completo pode ser encontrado gratuitamente no site da Editora Rede Unida.