Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IV Congresso de Formação para o SUS (Congrefor) será realizado na Univasf a partir de segunda-feira (27)

As inscrições estão abertas com valor promocional até domingo (26)

publicado: 24/11/2017 17h31 última modificação: 24/11/2017 17h31
João Pedro Ramalho

Uma troca de experiências vividas por profissionais que atuam no Sistema Único de Saúde (SUS), com o objetivo de tornar os processos educativos mais próximos ao Sistema, será o fio condutor do IV Congresso de Formação para o SUS (Congrefor). O evento tem como tema “Aproximação ensino-serviço-comunidade: um caminho para o fortalecimento do SUS” e será realizado a partir da próxima segunda-feira (27), em conjunto com o IV Simpósio de Residências em Saúde do Vale do São Francisco. As atividades seguirão até a quarta-feira (29), no Complexo Multieventos, localizado no Campus Juazeiro (BA) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). Até este domingo (26), ainda será possível se inscrever com valor promocional.

Para efetuar a inscrição, basta preencher um formulário online.  A taxa de inscrição é de R$ 15,00 para estudantes de graduação, R$ 40,00 para pós-graduandos e profissionais da saúde e R$ 50,00 para professores da mesma área. Os valores aumentarão caso a inscrição seja realizada presencialmente, na segunda-feira, conforme consta no site  do evento. Já para os agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias, a participação é gratuita.

O Congrefor é promovido pelo Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde) da Univasf e da Universidade de Pernambuco (UPE), pelo Coletivo de Residências em Saúde do Vale do São Francisco e pelo Fórum Acadêmico de Saúde da Univasf. Sua programação contará com minicursos, vivências, rodas formativas e mesas redondas, que acontecerão em forma de cirandas. Também haverá rodas narrativas, com apresentação de trabalhos, e atividades culturais.

De acordo com Deuzilane Nunes, professora do Colegiado de Farmácia e uma das organizadoras do evento, o SUS vive um momento de fragilidade e uma das estratégias para combatê-la é que a Universidade esteja mais envolvida com a realidade do Sistema. “O ensino tem que estar mais próximo do serviço e da comunidade, formando profissionais com mais habilidades no SUS. Outras formas como a Universidade pode ajudar é através de atividades de pesquisa e extensão”, explica.

Para Deuzilane, o ensino nos cursos de Saúde da Univasf ainda está distante do SUS. Porém, o Congrefor é uma oportunidade para que esse cenário se modifique. “Vamos reunir os diversos profissionais da área, como os que trabalham com gestão, com as linhas de cuidado e os agentes de saúde. E, junto a eles, a Universidade. Esperamos que aconteça, então, essa aproximação”, comenta a professora.