Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IV Workshop de Inovação e Empreendedorismo do Vale do São Francisco será realizado na Univasf em novembro

As inscrições estão abertas com valor promocional até 30 de setembro

publicado: 22/09/2017 15h35 última modificação: 22/09/2017 15h35
João Pedro Ramalho

A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) irá realizar o IV Workshop de Inovação e Empreendedorismo do Vale do São Francisco, que busca aproximar pesquisadores e empresários e discutir temas como a inovação de base tecnológica e social, propriedade intelectual e empreendedorismo inovador. O workshop acontecerá no Complexo Multieventos da Univasf, localizado no Campus Juazeiro (BA), entre os dias 9 e 11 de novembro. Estudantes de graduação, pós-graduação, profissionais e empresários já podem se inscrever para as atividades.

As inscrições devem ser feitas por meio de plataforma online. Até o dia 30 de setembro, a taxa de inscrição tem valor promocional, sendo R$ 20,00 para graduandos e pós-graduandos e R$ 35,00 para profissionais. Nesse momento, também é possível se inscrever nas atividades do workshop, como minicursos, oficinas e visita técnica, que têm vagas limitadas.

Os inscritos que desenvolvem pesquisa em inovação, ou seja, uma invenção que tenha a finalidade de chegar ao mercado, também podem submeter um pitch com as informações principais de seu trabalho. Pitch é o nome dado à ferramenta utilizada por empreendedores para convencer empresários a investirem em seu produto e consiste em uma apresentação rápida do conteúdo da inovação. No Workshop, os trabalhos aprovados serão apresentados em até dez minutos cada e contarão com a presença de investidores que participarão do evento. A submissão também deve ser feita online até o dia 25 de outubro.

O IV Workshop de Inovação e Empreendedorismo do Vale do São Francisco é promovido pelos Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs) da Univasf e do Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE), pela Incubadora do Semiárido (ISA) e pela Associação TI do Vale. A programação é variada, com mesas redondas, minicursos e oficinas que debaterão assuntos como inclusão social e inovação, redação de patentes, elaboração de planos de negócios, políticas públicas e inteligência artificial. Também acontecerá uma visita técnica a uma vinícola da região e a reunião da Regional Nordeste do Fórum Nacional de Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologia (Fortec).

O evento ainda contará com a participação de crianças de duas escolas de Petrolina (PE), que farão parte de uma atividade de Robótica, conduzida pelo projeto Hack Town do IF Sertão-PE. Para a coordenadora do NIT da Univasf e organizadora do Workshop, professora Vivianni Marques, a presença desses estudantes é importante. “Esse sentimento de empreendedorismo deve ser despertado o quanto antes possível nessas crianças”, afirma.