Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Jovens de comunidades quilombolas participam de curso de capacitação promovido pela Univasf

publicado: 09/04/2019 12h16 última modificação: 10/04/2019 08h33
Mônica Santos

Aprender e buscar soluções para suas necessidades. Com esse objetivo, trinta e dois estudantes de onze comunidades quilombolas estão reunidos, desde ontem (8), no Espaço Plural da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), localizado em Juazeiro (BA), para participarem do Projeto Jovem do Amanhã. Ele consiste em uma capacitação, que acontecerá até sexta-feira (12) e é realizado em parceria com a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf).

A programação do curso envolve diversos temas. Ontem o tema tratado foi o Sistema Integrado de Produção a partir da criação de peixes, o Sisteminha. Além disso, serão debatidos assuntos como: “Bioma Caatinga e suas especificidades”, “o capital social como estimulador de cidadania”, “Novas ruralidades: campo e cidade interagindo de forma complementar” e “Cultivos adaptados ao Semiárido no contexto da agroecologia”. Acontecerá, também, todos os dias do projeto um curso de inclusão digital.

O professor do Colegiado de Medicina Veterinária e coordenador do evento René Cordeiro ministrou, ontem, a capacitação sobre o Sisteminha, que é um projeto capaz de alimentar uma família de até cinco pessoas a partir da criação integrada de peixes, galinhas caipiras, porcos, porcos da índia e alimentos como macaxeira, acerola, milho, manga e cana de açúcar em uma área de 1500 m². De acordo com ele, é importante trabalhar esses temas para que os jovens vejam as possibilidades de trabalho em várias áreas. “O Sisteminha é uma solução para fome e é, também, uma forma de fixar o homem no campo. E é isso que pretendemos com o curso, oferecer diversas possibilidades, capacitar, orientar e apresentar oportunidades para esses jovens a fim de despertar neles o interesse em alguma dessas áreas trabalhadas”, afirma.

Já Wilson Vitor de Carvalho é da comunidade de Gambeleira do Dida e estudante de pedagogia. Segundo ele, o curso já começou muito interessante e está com expectativas de aprender e repassar os conhecimentos adquiridos. “Já vi muitas coisas legais sobre a preservação do meio ambiente que eu quero levar para sala de aula no intuito de trabalhar ciências da natureza com as crianças. Além disso, estou ansioso para os temas que serão abordados durante a semana, principalmente o curso sobre tecnologia, pois é algo que está chegando agora na minha comunidade e que quero muito aprender”, declara.