Você está aqui: Página Inicial > Notícias > LabMet da Univasf registra baixas temperaturas na região

LabMet da Univasf registra baixas temperaturas na região

publicado: 04/07/2017 18h23 última modificação: 04/07/2017 18h23
Renata Freitas
Juciane Aleixo Professor Mário Miranda, coordenador do LabMet

Professor Mário Miranda, coordenador do LabMet

Hoje (4) foi um dia em que a população de Petrolina e Juazeiro recorreu aos casacos para sair de casa logo cedo. O dia amanheceu com céu nublado, ventos fortes e temperatura baixa. Os termômetros das Estações Meteorológicas Automáticas do LabMet, da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), marcaram 18,8°C em Petrolina e 19,3°C em Juazeiro, por volta das 5h da manhã. Estas foram as menores temperaturas registradas durante o dia. A alta velocidade do vento e a umidade elevada do ar contribuíram para que a sensação térmica fosse 3°C mais baixa.

Apesar disso, essa não foi a menor mínima registrada na região este ano. Até agora, segundo dados do LabMet, o dia mais frio do ano foi 5 de junho, quando os termômetros registraram 17°C. Segundo o professor do Colegiado de Engenharia Agrícola e coordenador do LabMet, Mário Miranda, a sensação térmica provocada pela velocidade dos ventos faz com que as pessoas percebam o frio com mais intensidade. “Hoje, a sensação térmica foi de 15°C”, disse.

Ele explicou que a região está experimentando uma antecipação do que ocorre geralmente no final de julho e início de agosto, quando os ventos são mais fortes e o frio é mais acentuado. “Isso se deve a um centro de alta pressão que se encontra sobre o Oceano Atlântico na altura do Sul e Sudeste do país, que está empurrando o ar frio para as regiões Sudeste e Nordeste”, observou. Este mesmo fenômeno ocorreu em 2007. O professor lembrou ainda que nesta época do ano, os dias são mais curtos que as noites mais longas, com isso a incidência de raios solares sobre a terra é menor, o que diminui o aquecimento do ar próximo da superfície no Hemisfério Sul.

As baixas temperaturas de hoje foram registradas também em outras cidades da Bahia e de Pernambuco, a exemplo de Senhor do Bonfim (BA) e Garanhuns (PE), que tiveram mínima de 15,3°C; e Triunfo (PE), onde fez 14,1°C. A previsão até o início de agosto, de acordo com Mário Miranda, é que a nebulosidade permaneça sobre a região, assim como as temperaturas mais amenas, especialmente durante as madrugadas de céu estrelado. E os ventos poderão se tornar ainda mais fortes.

Mínimas históricas – Desde que as medições de temperatura começaram a ser realizadas pelas Estações Meteorológicas Automáticas do LabMet, em 1º de abril de 2007, a menor mínima foi registrada em 14 de agosto de 2007, quando fez 14,6°C na região. Julho e agosto são os meses em que geralmente são registradas as menores temperaturas do ano, conforme quadro abaixo. O  LabMet conta com uma Estação Meteorológica no Campus Ciências Agrárias (CCA), em Petrolina, e outra no Espaço Plural, em Juazeiro.

Mário Miranda contou que em suas pesquisas na zona rural de Petrolina já identificou a ocorrência de temperaturas ainda mais baixas. “No dia 1º de agosto de 2006, fez 13,6°C na Fazenda Mascarello, no projeto N10, em Petrolina. E no ano passado, na Fazenda Águia do Vale, no projeto Maria Tereza, tivemos o registro de mínima de 14°C”, relatou. No entanto, o professor frisou que no campo as temperaturas registradas são normalmente mais baixas que nas áreas urbanas, o que explica a ocorrência dessas mínimas.

Menores mínimas já registradas na região:

18/08/2007 – 14,6°C

18/06 e 27/07/2008 – 14,7°C