Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Laboratório de Preservação Patrimonial da Univasf lança e-book sobre Arqueologia e Patrimônio

publicado: 30/12/2020 12h05 última modificação: 30/12/2020 12h05
Layla Shasta

A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) publicou o e-book “Arqueologia e Patrimônio: Experiências, métodos e teorias”, produzido pelo Laboratório de Preservação Patrimonial (LAPA) do Colegiado de Arqueologia e Preservação Patrimonial, com apoio do Programa de Pós-Graduação em Arqueologia (PPArque) da Instituição. Primeiro volume de uma série composta por três livros, o e-book permite aos leitores um mergulho na experiência de pesquisadores e estudantes da área, através da reunião de relatos sobre pesquisas realizadas, com destaque aos recortes teóricos e procedimentos metodológicos empregados. O livro está disponível gratuitamente e pode ser acessado pelo site do PPArque.

O e-book “Arqueologia e Patrimônio: Experiências, métodos e teorias” é composto por oito artigos, frutos das discussões que aconteceram no 1° Simpósio de Arqueologia e Patrimônio do Laboratório de Preservação Patrimonial, realizado em 2019, no Campus Serra da Capivara, em São Raimundo Nonato (PI). O livro apresenta exemplos de análises paisagísticas e paleoambientais de diferentes áreas do país, detalhes de características de sítios arqueológicos, além de experimentos de emprego dos materiais arqueológicos para problematizar questões associadas à identidade, gênero e transmissão de cultura, destacando a pluralidade de caminhos possíveis do fazer arqueológico.

Segundo o coordenador do LAPA e professor do Colegiado de Arqueologia e Preservação Patrimonial, Leandro Mageste, a coleção foi planejada para consolidar um debate amplo sobre investigações realizadas em contextos institucionais diversos e representa um esforço para valorização da produção e divulgação do conhecimento produzido nos campos da Arqueologia. “Além disso, ao nosso ver, ela contribui com o fortalecimento da Univasf no cenário nacional e, particularmente, do Campus Serra da Capivara como centro de articulação de diferentes perspectivas teóricas e metodológicas”, afirma. A publicação dos próximos volumes da coleção está prevista para o primeiro trimestre de 2021 e os interessados poderão baixar todos os arquivos através do site do PPArque.