Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Laboratórios da Univasf estarão abertos nesta quarta-feira (25) para visitas de escolas durante Dia C da Ciência

publicado: 24/10/2017 17h29 última modificação: 24/10/2017 17h31
Renata Freitas
Exibir carrossel de imagens Visita de estudantes à Uneb.

Visita de estudantes à Uneb.

A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) realizará amanhã (25) visitação aos laboratórios dos campi localizados em Petrolina (PE) e Juazeiro (BA). Durante manhã e tarde, estudantes de escolas públicas e privadas terão a oportunidade de conhecer as instalações e os equipamentos dos laboratórios por meio de visitas guiadas. A ação faz parte da programação do Dia C da Ciência, que está sendo realizada durante todo o mês de outubro e que culmina amanhã, data que irá marcar a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT).

Podem participar das visitas escolas públicas e privadas da região, com turmas do 6º ao 9º ano do ensino fundamental e de ensino médio. As visitas terão início a partir das 8h30 pela manhã e das 14h30 à tarde. As escolas interessadas devem comparecer aos campi Sede ou Ciências Agrárias, em Petrolina (PE), ou Juazeiro para participar da visita guiada aos laboratórios do campus.

No Campus Sede, os grupos serão recepcionados no bloco de Colegiados pelo pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação e professor do Colegiado de Farmácia, Jackson Guedes. No Campus Ciências Agrárias (CCA), a visita será guiada pelo pós-doutorando Higor Fábio Bezerra, que irá receber os estudantes no estacionamento do Hospital Veterinário Universitário (HVU). E no Campus Juazeiro, as escolas deverão se reunir em frente ao prédio da Pós-Graduação em Ciência dos Materiais para realizar a visita na companhia do professor do Colegiado de Engenharia Elétrica Helinando Pequeno de Oliveira.

Os visitantes irão conhecer laboratórios localizados no Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga (Cemafauna) e no Museu de Anatomia, no Campus Ciências Agrárias; na Pós-Graduação em Ciência dos Materiais, no Campus Juazeiro. No Campus Sede, a visita ocorrerá nos laboratórios de Química, Anatomia, Bioquímica, Farmacologia e Fisiologia.

De acordo com o diretor de Pós-Graduação da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PRPPGI) da Univasf, Mário Queiroz, a finalidade destas visitas é estimular o interesse pela pesquisa e pelos cursos envolvidos entre os estudantes. “Essas visitas trazem curiosidade, estimulam a inovação, a fixação dos jovens na região e desenvolvem sonhos. Queremos, com esta programação, mostrar o que as instituições de ensino vêm desenvolvendo e fortalecer este relacionamento entre as escolas e a Academia”, afirma. Segundo ele, três escolas confirmaram a participação no evento e cerca de 300 alunos já são esperados.

Uneb e IF Sertão-PE - Outras duas instituições que integram a programação do Dia C da Ciência na região já receberam estudantes de escolas nos últimos dias. O Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE) recepcionou os alunos no dia 18. E a Universidade do Estado da Bahia (Uneb) realizou ontem (23) as visitas para os estudantes de escolas da região. Esta e outras atividades estão sendo realizadas ao longo do mês de outubro na programação, que inclui ainda debates, apresentações de projetos de Iniciação Científica e uma exposição de banners, que aconteceu no dia 19, no River Shopping, em Petrolina, e durante o último fim de semana, no Juá Garden Shopping, em Juazeiro.

O Dia C da Ciência é uma iniciativa do Colégio de Pró-Reitores de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação das instituições Federais e de Ensino e do Fórum de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação (FOPROP). Seu intuito é gerar uma mobilização nacional que envolva as instituições de ensino superior e pesquisa através de atividades em escolas, museus, espaços públicos e institucionais.

Localização dos campi:

Campus Sede: Av. José de Sá Maniçoba, S/N - Centro - Petrolina/PE

Campus Ciências Agrárias: Rodovia BR 407, 12 Lote 543 - Projeto de Irrigação Nilo Coelho - S/N C1 - Petrolina/PE

Campus Juazeiro: Av. Antonio Carlos Magalhães, 510 - Santo Antônio - Juazeiro/BA