Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Leapmel da Univasf promove curso teórico prático de Apicultura Básica

Leapmel da Univasf promove curso teórico prático de Apicultura Básica

publicado: 19/07/2023 12h14 última modificação: 19/07/2023 12h14
Nicole Muniz

O Laboratório de Entomologia, Apicultura e Meliponicultura (Leapmel) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) e o Diretório Acadêmico (DA) do curso de Zootecnia realizarão o curso teórico prático de Apicultura Básica nos dias 28 e 29 de julho. A capacitação acontecerá presencialmente e será dividida em 50% teórica, que ocorrerá no Núcleo Temático (NT) 3 do Campus Sede, e 50% prática, a ser realizada no Campus Ciências Agrárias (CCA), ambos em Petrolina (PE). As inscrições estão abertas até o preenchimento das vagas.

Os interessados devem se inscrever através de formulário eletrônico, mediante pagamento do valor de R$45,00, para estudantes de nível médio e superior, R$60,00, para estudante de pós-graduação, e R$70,00 para o público externo. É necessário anexar comprovante de matrícula no ato da inscrição. O curso disponibiliza 20 vagas e terá emissão de certificado de 12h.

A programação será composta por aulas, debates e práticas, que serão ministradas pela docente do curso de Zootecnia da Univasf e coordenadora do Leapmel, Eva Mônica Sarmento, e sua equipe. Diversos assuntos relacionados às áreas da cadeia produtiva do mel serão abordados, como reconhecimento de diferentes tipos de abelhas, em especial a abelha Apis Mellifera, apresentação de aspectos da atividade apícola no Brasil; quais materiais necessários para a criação de abelhas e suas respectivas funções; e identificação das características adequadas do local para a instalação de um apiário.

Segundo a docente Eva Mônica, a criação racional de abelhas Apis mellifera, apresenta uma grande importância para a sociedade, pois atende os âmbitos da sustentabilidade, do social e ecológico, sendo também uma atividade de baixo carbono. “Além disso, esperamos que o curso possa contemplar o público que estava esperando uma oportunidade para fazer o curso básico de apicultura”, diz.

Apelidado como a Casa do Mel, o Leapmel está em funcionamento desde 2009 e oferece capacitações referentes ao seu setor, sendo um espaço dedicado à aprendizagem de Entomologia, estudos de insetos, em especial as abelhas, da Apicultura e Meliponicultura e ciências da criação de abelhas com e sem ferrão.