Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Liga Acadêmica da Univasf promove evento sobre ética na área da saúde

Liga Acadêmica da Univasf promove evento sobre ética na área da saúde

publicado: 10/11/2023 10h34 última modificação: 13/11/2023 10h09
Nicole Muniz

A Liga Acadêmica de Prática Baseada em Evidências (LAPBE), da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), realizará a mesa-redonda “A Prática Baseada em Evidências enquanto um Posicionamento Ético na Área da Saúde”. Estão disponíveis 150 vagas. O evento, que é o primeiro promovido pela Liga, acontecerá na próxima terça-feira (14), às 18h30, no Cineteatro, localizado no Campus Sede. As inscrições estão abertas e podem ser feitas até que todas as vagas sejam preenchidas.

Para realizar a inscrição, os interessados devem preencher um formulário eletrônico e pagar uma taxa no valor mínimo de R$10,00. O evento é destinado a estudantes e profissionais de todas as áreas da saúde, mas será aberto para demais interessados. A mesa-redonda tem o intuito de discutir a Prática Baseada em Evidências (PBE), enquanto um posicionamento ético na área da saúde, e será ministrada pela professora do Colegiado de Psicologia da Univasf Marcela Fulanete Corrêa; pela fisioterapeuta Késia Sampaio; e pelo mestrando em filosofia pela Universidade Federal de Minas Gerais Vitor Andrade. Os palestrantes irão compartilhar suas experiências e conhecimentos na área.

Segundo a coordenadora da liga, Ivani Brys, a partir da realização desse evento, a LAPBE tem como objetivo difundir, entre profissionais e estudantes da área de saúde, a importância de pautar a prática profissional em evidências científicas, para que tomem melhores decisões quanto à saúde de seus pacientes. “Muitas vezes não é ensinado nos cursos de saúde sobre como avaliar criticamente as evidências científicas acerca de um determinado tema, e é comum que profissionais da área se prendam àquilo que aprenderam na faculdade, deixando de lado o que estudos científicos atualizados evidenciam” relata Ivani, que também é docente do Colegiado de Psicologia da Univasf.

A LAPBE é uma instituição livre e independente, sem fins lucrativos, vinculada à Univasf. A liga foi criada em agosto e possui caráter multidisciplinar, com o objetivo de promover o ensino de Prática Baseada em Evidências (PBE) e o desenvolvimento de habilidades necessárias para um cuidado em saúde ético, humano e científico.