Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Liga Acadêmica da Univasf promoverá palestra sobre “O Enfrentamento da Covid-19 na região do Vale do São Francisco”

publicado: 21/05/2021 15h18 última modificação: 21/05/2021 15h18
Renata Freitas

A Liga Acadêmica (LA) de Saúde e Biotecnologia (Lasbtech), da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), realizará na próxima segunda-feira (24) uma palestra sobre “O Enfrentamento da Covid-19 na região do Vale do São Francisco”. O evento integra o Ciclo de Palestras da Liga e acontecerá a partir das 19h, pelo canal da Lasbtech no YouTube. As inscrições podem ser feitas até o dia do evento, que é aberto a toda a comunidade.

Os interessados podem se inscrever por meio do site. Haverá emissão de certificado aos participantes. O palestrante convidado desta edição é o professor Rodrigo Feliciano do Carmo, do Colegiado de Farmácia e membro dos Programas de Pós-Graduação em Biociências e Ciências da Saúde e Biológicas da Univasf.

Carmo possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade de Pernambuco (UPE); mestrado em Biologia Celular e Molecular Aplicada, pela UPE; e doutorado em Biotecnologia – Renorbio, pela Universidade Estadual do Ceará (Uece), com período sanduíche no INSERM U906 (Aix-Marseille Université), na França. O docente é líder do grupo de pesquisa em Doenças Infecciosas e Negligenciadas do Vale do São Francisco e coordena o Laboratório de Diagnóstico Molecular de Covid-19 da Univasf.

A presidente da Lasbtech, a estudante de Ciências Biológicas Graziela Parente Peduti, destaca que a discussão dessa temática é relevante neste momento. “A Covid-19 é uma doença que mudou totalmente nossa realidade desde sua descoberta. Cada dia a gente tem novos desafios e descobertas científicas. Discutir a Covid-19 é essencial, principalmente quando temos uma região com uma grande importância acadêmica, a qual desenvolve diversos estudos sobre a doença, vacinas, testes e soros”, diz. Graziela ressalta que, durante a live, os participantes poderão fazer perguntas ao biólogo, que está atuando na linha frente, na realização de testes diagnósticos de Covid-19 e em várias pesquisas sobre a doença.

A primeira palestra promovida pela Lasbtech, coordenada pelo professor do Colegiado de Ciências Biológicas Diego César Nunes Silva, aconteceu no final de abril e abordou o tema “Dialogando sobre as doenças sexualmente transmissíveis”. A live teve a participação da aconselhadora do Programa Municipal de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) de Petrolina, Ionária Régia, e se encontra no canal da Lasbtech no YouTube, junto com vídeos de outras ações já realizadas. Mais informações sobre a atuação da Lasbtech, que conta com apoio da Pró-Reitoria de Extensão (Proex), estão disponíveis no Instagram.