Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Liga acadêmica da Univasf realiza ação educativa pelo Dia Mundial de Combate ao AVC

publicado: 31/10/2023 11h39 última modificação: 31/10/2023 11h39
Nicole Muniz

No Dia Mundial de Combate ao Acidente Vascular Cerebral (AVC), a Liga Acadêmica de Neurociências (Neuroliga) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) promoveu uma ação educativa com o intuito de orientar a população sobre os fatores de risco para AVC, como identificar os principais sintomas e o que fazer em caso de urgência. A ação foi realizada domingo (29), data em que atividades de prevenção ao AVC são promovidas em todo o mundo, na Feira da Areia Branca, em Petrolina (PE).

Além de orientar a população a adotar hábitos de vida mais saudáveis, os membros da Neuroliga, composta por estudantes do curso de Medicina, realizaram medição de pressão arterial e circunferência abdominal e teste de glicemia, visto que a hipertensão, o diabetes e os níveis elevados de colesterol estão entre os principais sintomas de risco para que o AVC ocorra. A atividade contou com o apoio do Hospital Universitário da Universidade Federal do Vale do São Francisco (HU-Univasf), que forneceu os insumos e materiais utilizados pela liga.

Projeto de extensão vinculado ao Colegiado de Medicina da Univasf e coordenado pela professora Jemima Araújo da Silva Batista, a Liga Acadêmica de Neurociências promove simpósios, sessões internas e eventos abertos ao público externo, no intuito de abordar tópicos relacionados às neurociências e à neurocirurgia. Atualmente, a liga é composta por 16 membros, todos discentes que estão entre o terceiro e oitavo períodos do curso.

Para a presidente da Neuroliga, Yolanda Silva Santos, ações como esta criam um espaço de aprendizado para os estudantes, onde são estimulados a aplicar os conhecimentos teóricos na prática e desenvolver habilidades, como trabalho em equipe, autonomia e aproximação com a população. “Além disso, percebemos o impacto positivo dessas ações, então somos motivados a cultivar um forte senso de responsabilidade social e a nos aprofundar na pesquisa sobre o tema”, relata a presidente, que está no 4º período do curso.