Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Liga Acadêmica de Dermatologia discute sobre dermatite de contato no podcast Além da Pele

publicado: 04/10/2021 14h55 última modificação: 04/10/2021 14h55
Júlia R. Mendes

A dermatite de contato é uma reação inflamatória na pele decorrente da exposição a uma substância capaz de causar irritação ou alergia. Levando em consideração que é uma doença muito comum, a Liga Acadêmica de Dermatologia (Laderme) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) irá abordar dois tipos de dermatite no podcast Além da Pele. O novo episódio “Dermatite de Contato: Irritativa ou Alérgica?” já está disponível gratuitamente em diferentes plataformas de podcast.

Para falar sobre a temática a convidada é a médica alergologista Danielle Matoso. Ao longo dos nove minutos do episódio, Danielle e os integrantes da Laderme explicam o que é a dermatite de contato alérgica e a irritativa, se há predisposição para desenvolver as doenças, o que fazer se apresentar um dos dois tipos, o que é a dermatite das fraldas, entre outros tópicos. Este terceiro episódio e as demais edições do Além da Pele estão disponíveis nas plataformas Spotify, Anchor, Google Podcasts, Breaker, Pocket Podcasts e Radiopublic.

A dermatite irritativa é causada por substâncias ácidas ou alcalinas, como sabonetes, detergentes, solventes, ou outros agentes químicos, e pode aparecer no primeiro contato com a substância. As lesões da pele geralmente são restritas ao local do contato. Já a dermatite alérgica surge após repetidas exposições a um produto ou substância, podendo demorar de meses a anos, depois do contato inicial, para ocorrer. Esta forma de dermatite aparece, geralmente, pelo contato com produtos de uso diário e frequente, como perfumes, cremes hidratantes, esmaltes de unha e medicamentos de uso tópico.

A presidente da Laderme, a estudante de Medicina Cleusa Andrade, diz que casos de dermatite de contato são muito comuns, tanto no consultório de alergologistas quanto de dermatologistas, e até mesmo na pediatria. “Decidimos discutir a temática sobretudo pela realidade local, em que existem muitos trabalhadores da área rural que mexem com agrotóxicos, substâncias que podem causar essas dermatites”, pontua.

Mais informações sobre a Liga Acadêmica e os próximos episódios do podcast Além da Pele, que são lançados a cada 20 dias, podem ser encontradas no Instagram.