Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ligas Acadêmicas da Univasf e Facape realizam simpósio sobre Direito e Psicologia

publicado: 05/08/2022 12h18 última modificação: 05/08/2022 12h18
Júlia R. Mendez

Com palestras e oficinas em sua programação, irá acontecer nos dias 8 e 9 de agosto o I Simpósio da LAD&PJU, promovido em parceria pela Liga Acadêmica (LA) de Psicologia Jurídica (Lapju) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) e a Liga Acadêmica de Direito do Vale do São Francisco (Ladvasf) da Faculdade de Petrolina (Facape). O evento será realizado presencialmente, a partir das 14h, no auditório da biblioteca da Univasf, no Campus Sede, em Petrolina (PE). As inscrições podem ser feitas até 6 de agosto.

Para os estudantes da Univasf as inscrições são gratuitas e devem ser realizadas pelo formulário on-line. Os demais interessados podem realizar as inscrições pelo site do evento, no qual será cobrada uma taxa de R$ 50,00 para aqueles que desejarem participar dos dois dias de programação. Os participantes deverão usar máscaras durante todo o evento.

O I Simpósio da Lad&Pju irá contar com mais de dez palestrantes que abordarão temas relacionados ao Direito e à Psicologia, como “O homem, o jurista e o artistas, entrelaços existenciais”; “Interfaces da Psicologia Social com a Psicologia Jurídica na Defensoria Pública”; “NFT e destruição criativa: novas demandas do Direito de Propriedade Intelectual”; “Uma crítica feminista à lei de alienação parental”; “Realismo Dialético Crítico (RDC) e pesquisa jurídica”; “Processo penal e as provas que dependem da memória”; e “Constelação familiar e revitimização de mulheres no poder judiciário: uma crítica feminista”.

No dia 12 de agosto serão realizadas atividades extras com três oficinas voltadas para a área do Direito, sendo uma oficina do tribunal do júri, uma de elaboração de petição inicial e uma de perícia. Os estudantes interessados devem se inscrever no simpósio e depois realizar a inscrição para a oficina através do site. A programação completa pode ser encontrada no site do Simpósio.

A presidente da Lapju, Rute Kelly Ferreira dos Santos, estudante do 10º período de Psicologia, destaca a importância da parceria com a Liga Acadêmica da Facape na realização do evento. “A Lapju e a Ladvasf já possuíam projetos anteriores e esse será o primeiro que realizaremos na modalidade presencial após a reabertura dos espaços públicos. Foram dois meses de planejamento para realizar esse evento, que irá agregar na formação acadêmica, profissional e pessoal dos alunos de Direito e Psicologia”, afirma.