Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ligas Acadêmicas de Dermatologia da Univasf promovem ações de conscientização pelo Dezembro Laranja

publicado: 16/12/2022 11h11 última modificação: 16/12/2022 11h11
Renata Freitas

As duas Ligas Acadêmicas (LAs) de Dermatologia da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), vinculadas aos Colegiados de Medicina de Petrolina (PE) e de Paulo Afonso (BA), irão realizar ações de conscientização sobre câncer de pele neste sábado (17), como parte da campanha Dezembro Laranja, da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). Em Petrolina, a Laderme realizará um mutirão de atendimentos com exames de pele para pessoas com lesões suspeitas para este tipo de câncer. A Liga Acadêmica de Dermatologia e Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) do Campus Paulo Afonso promoverá diversas ações de prevenção e conscientização para a população no município de Canudos (BA).

Os atendimentos do mutirão em Petrolina serão realizados em parceria com o Hospital Universitário (HU-Ebserh), das 8h às 12h, na Policlínica, situada no Campus Sede da Univasf. O mutirão é direcionado a pacientes com lesões de pele sugestivas para câncer. As pessoas devem observar a presença de manchas e pintas com formas indefinidas, bordas irregulares, cores diferentes que tenham surgido no corpo com o tempo, pois podem ser sinais de câncer de pele. A ação contará com a participação de 15 médicos dermatologistas e 30 estudantes de Medicina, sob a orientação dos professores Itamar Santos e Tânia Moreno.

Os pacientes receberão orientações sobre ações preventivas e se houver a identificação de sinais mais graves, serão encaminhados para acompanhamento posterior. De acordo com o diretor de Ensino da Laderme, o estudante Gustavo Henrique Dias da Silva, a expectativa é atender 200 pacientes. “O câncer de pele não melanoma é o mais comum no mundo e tem relação direta com a exposição solar. Portanto, considerando o clima do Vale do São Francisco, há uma incidência importante de câncer de pele na região e a prevenção é importante”, destaca Silva.

A ação da Laderme de Paulo Afonso ocorrerá em parceria com a Prefeitura Municipal de Canudos, no Colégio Modelo Maria José de Souza Alves, a partir das 8h30. As atividades contarão com a participação de 18 estudantes de Medicina, com orientação da professora Isnaia Almeida, coordenadora da Liga Acadêmica. A programação inclui o atendimento aos pacientes que tenham lesões dermatológicas e a realização de palestras sobre câncer de pele, oficinas sobre alimentação saudável e protetor solar para crianças e jovens, atividades de fisioterapia, entre outras. Também haverá uma oficina de plantas medicinais para doenças comuns, que será ministrada pelo professor do Colegiado de Medicina David Fernandes Lima.

O presidente da Laderme de Paulo Afonso, o discente Mário Jorge Souza Cruz, ressalta que o evento é aberto a toda a população. Segundo ele, a estimativa é atender cerca de 150 pessoas durante toda a ação. “Será um grande evento, com muitas oficinas, várias atividades para crianças, fisioterapia para os idosos, palestras sobre câncer de pele para adultos da zona rural e os atendimentos à população com lesões suspeitas da doença”, destaca a professora Isnaia Almeida.

Promovida em todo o país pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), a campanha Dezembro Laranja deste ano tem como tema “Não espere até sentir na pele”. Mais informações sobre as atividades das duas Ligas Acadêmicas de Dermatologia da Univasf estão disponíveis no Instagram da Laderme de Petrolina e da Laderme de Paulo Afonso.