Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Live da Univasf debate atualizações e perspectivas das vacinas contra Covid-19 na segunda-feira (30)

publicado: 27/08/2021 16h51 última modificação: 27/08/2021 16h51
Júlia R. Mendes

A Comissão de Imunização da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) realizará uma live, nesta segunda-feira (30), sobre a temática “Vacinação contra Covid-19: Atualizações/Perspectivas das vacinas e cenário na Univasf”. A transmissão irá acontecer pelo canal da TV Caatinga no YouTube, às 19h, com emissão de certificado. A live está direcionada a toda a comunidade acadêmica e externa, especialmente às pessoas que se interessam pelo assunto.

Para discorrer sobre esse tema, foram convidados o professor do Colegiado de Ciências Biológicas Marlos Gomes Martins, doutor em Biotecnologia que tem experiência em Imunologia e Microbiologia; a professora do Colegiado de Medicina do Campus Paulo Afonso Iukary Oliveira Takenami, doutora em Biotecnologia em Saúde e Medicina Investigativa e integrante da Comissão de Imunização; e a professora do Colegiado de Enfermagem Margaret Olinda de Souza Carvalho e Lira, presidente da Comissão de Imunização, que tem doutorado em Enfermagem e atualmente lidera o Grupo de Pesquisa Núcleo de Estudos em Saúde Coletiva.

Além do debate em torno do tema central, a live divulgará dados quantitativos levantados até o momento pela Comissão através do formulário pós-vacinação, cujo preenchimento deve ser feito pelos servidores, estudantes e funcionários terceirizados da Univasf que já receberam a primeira e/ou segunda dose do imunizante contra Covid-19. Essas informações irão auxiliar na elaboração de um relatório que contribuirá com o planejamento organizacional das atividades acadêmicas e administrativas na modalidade presencial.

Segundo a servidora do Subsistema integrado de Atenção à Saúde do Servidor (Siass) Djane da Silva Teixeira, membro da Comissão de Imunização, é importante que os servidores participem da ação para adquirir conhecimentos e atualizações sobre a vacinação contra Covid-19, esclarecer dúvidas sobre as vacinas e novas variantes do vírus Sars-Cov-2, além de conhecer a situação vacinal da comunidade acadêmica da Univasf. “Procuramos fazer um diagnóstico sobre a situação vacinal da comunidade acadêmica, ou seja, da adesão à vacinação contra Covid-19, para a partir disso, orientar o planejamento das ações da Comissão, na execução de atividades de educação em saúde, por exemplo”, pontua.

Durante a live o público poderá esclarecer dúvidas sobre a necessidade da segunda dose, se informar sobre imunidade adquirida através da vacinação e compreender a importância de continuar com os cuidados de prevenção mesmo após a vacinação. No momento da transmissão será enviada uma lista de frequência para emissão do certificado.