Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Live Protagonistas discute nesta quinta-feira (3) o tema “Você sabe o que é capacitismo?”

publicado: 03/12/2020 11h42 última modificação: 03/12/2020 17h29
Layla Shasta

A série de lives “Protagonistas”, produzida pelo Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), vai promover mais uma edição nesta quinta-feira (3). Com o tema “Você sabe o que é capacitismo?”, a transmissão é aberta a toda a comunidade e acontece através do canal do NAI no YouTube, a partir das 20h. O objetivo do projeto é proporcionar um espaço de discussão onde as pessoas com deficiência são as protagonistas e falam sobre suas vivências e temáticas diversas.

A protagonista desta edição é a psicóloga Camila Araújo, mestra em psicologia pela Universidade Federal Fluminense (UFF), pesquisadora no campo de acessibilidade estética em espaços culturais, consultora em acessibilidade e atual coordenadora pedagógica do Programa Educativo do Centro Cultural Banco do Brasil do Rio de Janeiro. Durante a transmissão, serão discutidos aspectos relacionados ao capacitismo, o preconceito social contra pessoas com deficiência e subestimação da capacidade e aptidões destas pessoas em virtude de suas deficiências, promovendo reflexões sobre posturas e ações capacitistas que atrasam o efetivo processo de inclusão das pessoas com deficiência.

A série Protagonistas teve início em agosto com a live "Sexo, filho e cadeira de rodas: é possível?". Os temas tratados são diversos, mas sempre com o espaço para as pessoas com deficiência exercerem o seu lugar de fala. Todas as transmissões estão disponíveis no canal do NAI no YouTube.