Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Live sobre uso de medicamentos controlados acontece nesta quinta-feira (9)

Live sobre uso de medicamentos controlados acontece nesta quinta-feira (9)

publicado: 09/09/2021 15h10 última modificação: 09/09/2021 15h10
Júlia R. Mendes

Você conhece os riscos do uso exagerado de medicamentos controlados? Para sensibilizar os profissionais da saúde e conscientizar a população sobre o uso dos benzodiazepínicos, o Laboratório de Pesquisa em Ciências da Vida (Lapeciv) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) realizará uma live hoje (9), às 19h.  A live, que será transmitida pelo canal do Lapeciv no YouTube, tem como tema “Uso de benzodiazepínicos – BZD em tempos de pandemia”. O evento é aberto ao público.

A ação busca alertar para o uso contínuo dos benzodiazepínicos sem acompanhamento médico, o que pode ser prejudicial à saúde. Na família dos benzodiazepínicos estão medicamentos como o Diazepam e o Alprazolam. Para debater sobre o tema, as convidadas são a professora Isabel Dielli Pio, do Colegiado de Farmácia e integrante do Centro de Informação sobre Medicamentos (CIM) da Univasf; Ariela Dias Damasceno, farmacêutica e residente da Estratégia de Saúde da Família (ESF) do bairro Itaberaba, em Juazeiro (BA); e Sabrina Mota, coordenadora da Estratégia de Saúde da Família (ESF), em Senhor do Bonfim (BA).

As debatedoras irão apresentar alguns dados do Brasil e do mundo, falar sobre o cenário que se encontra nas unidades em que atuam, além de compartilhar experiências, como a que vem sendo realizada em Juazeiro (BA), de desmame desses medicamentos associados à prescrição de alguns fitoterápicos. O professor do Colegiado de Ciências da Natureza do Campus Senhor do Bonfim Manoel Messias, coordenador do Lapeciv, irá mediar o debate.

Segundo Messias, em muitos lugares ainda existe a prática de usar medicamentos sem a devida prescrição de um médico. “Temos visto nas redes sociais vários relatos de pessoas, com problemas das diversas ordens, suicídio, mutilamento e fragilidade social. Então, é importante discutir esse assunto, pois esses medicamentos precisam de atendimento e avaliação prévios”, ressalta.

A realização da live integra as ações do projeto de extensão “Estratégias de descontinuação segura de benzodiazepínicos: construindo um protocolo institucional em territórios do Sertão do São Francisco”. O projeto também irá realizar, ao longo dos próximos quatro meses, atividades de educação em saúde para a população, com o intuito propor um protocolo de descontinuação para maior controle do uso dos benzodiazepínicos.