Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Livro de professor da Univasf vence 1ª Edição do Jabuti Acadêmico

Livro de professor da Univasf vence 1ª Edição do Jabuti Acadêmico

publicado: 12/08/2024 11h21 última modificação: 12/08/2024 11h21

O docente da Univasf Marcus Ramos (no centro) com os coautores  Italo Vega (à esquerda) e João Neto (à direita) no lançamento do livro  em São Paulo, em 2023.

“Uma recompensa por um esforço de muitos anos.” Assim define o docente do Colegiado de Engenharia da Computação da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), Marcus Vinicius Midena Ramos, sua última conquista. O professor foi um dos vencedores da 1ª edição do Prêmio Jabuti Acadêmico com o livro “Linguagens Formais: Teorias e Conceitos”. Escrito em parceria com João José Neto e Ítalo Santiago Vega, a obra conquistou o 1º lugar na categoria Ciência da Computação. O Jabuti Acadêmico visa reconhecer as produções acadêmicas e científicas, além de destacar o valor das obras que vão além do campo literário. A cerimônia de entrega da premiação foi realizada na última terça-feira (6), no Teatro Sérgio Cardoso, em São Paulo.

O livro “Linguagens Formais: Teorias e Conceitos”, publicado pela editora Blucher em 2023, trata da Teoria de Linguagens ou Fundamentos da Computação. “Esta teoria compreende o estudo da classificação e das propriedades das linguagens naturais (aquelas que usamos para nos comunicar) e artificiais (aquelas usadas pelos computadores). São consideradas várias classes de linguagens e os correspondentes modelos de síntese e análise. Tudo isso é feito por meio de ferramentas da matemática, como por exemplo a lógica e a teoria de conjuntos”, explica Marcus Ramos.

O docente já  foi premiado com um Jabuti anteriormente. Em 2010, seu livro “Linguagens Formais: Teoria, Modelagem e Implementação”, publicado em 2009 pela Editora Bookman, foi escolhido como o melhor livro de não-ficção pelo júri popular e conquistou o segundo lugar na categoria Ciências Exatas, Tecnologia e Informática. Esta primeira publicação do professor originou o livro recentemente premiado. A ideia de escrever sobre o tema surgiu enquanto Ramos ministrava aulas na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP), em 1991.

“Na época, não havia nada sobre o tema em português, e, por isso, resolvi fazer uma apostila para meus alunos. Após muitas revisões, convidei os professores João José Neto e Ítalo Santiago Vega para serem meus coautores. Entre 2020 e 2023, fiz uma ampla revisão do livro, incluindo correções e material novo, e excluindo outros. Seria uma segunda edição, mas, como houve muitas modificações, ele foi lançado como uma nova primeira edição”, conta o docente da Univasf.

Ramos ressalta que a teoria abordada no livro, considerado uma referência para cursos superiores na área de computação, é uma disciplina fundamental para os futuros profissionais, uma vez que as linguagens são a base da computação. Entre 2009 e 2020, a obra foi adotada em várias instituições de ensino superior, inclusive na Univasf. “Com essa adoção nas universidades, passei a acumular uma grande quantidade de correções e complementações. Sempre quis produzir o melhor texto possível, por isso sempre trabalhei muito. O prêmio é a compensação por esse esforço”, afirma.

O livro “Linguagens Formais: Teorias e Conceitos” pode ser adquirido neste link. O Prêmio Jabuti foi criado em 1959 pela Câmara Brasileira do Livro (CBL) e é o principal prêmio de literatura no Brasil. Em 2024, lançou uma premiação voltada para homenagear obras científicas, técnicas e profissionais, o Jabuti Acadêmico. A lista completa dos vencedores desta primeira edição está disponível no site do Prêmio.