Notícias
Livro sobre histórias de mulheres negras nas últimas décadas da escravidão será lançado em Ciclo de Debates da Univasf
O Ciclo de Debates do Colegiado de Ciências Sociais da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) realiza hoje (23), o lançamento do livro "Para Serem Donas de Si: mulheres negras lutando em família (Feira de Santana, Bahia, 1871-1888)" de autoria da docente do Colegiado de História da Univasf, Karine Teixeira Damasceno. O evento, promovido em parceria com o Núcleo de Estudos Étnicos e Afro-Brasileiros Abdias Nascimento Ruth de Souza (Neafrar), ocorrerá a partir das 19h, no Núcleo Temático 3, localizado no Prédio dos Colegiados do Campus Juazeiro.
A obra, publicada pela Edufba, é resultado da tese de doutorado da professora Karine Damasceno, que foi indicada pelo Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal da Bahia (UFBA) para concorrer ao Prêmio de Teses da Associação Nacional de História (Anpuh), recebendo Menção Honrosa no 7º Prêmio de Teses da Anpuh, em 2021.
Em "Para Serem Donas de Si", a autora reconstitui a trajetória das mulheres negras escravizadas, libertas e livres que lutaram pela liberdade legal para si e para seus filhos, bem como para outros membros da comunidade negra em Feira de Santana (Bahia), entre 1871 e 1888. Nos três capítulos da obra, o protagonismo feminino é destacado por meio da reconstituição de diversas microbiografias, onde, em sua maioria, as mulheres são retratadas como personagens centrais das narrativas de luta pela liberdade.
Karine Teixeira Damasceno possui mestrado em História pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), com foco em História Social, e publicou sua dissertação em 2022, intitulada "Mal ou Bem-procedidas: transgressões de regras sociais e jurídicas em Feira de Santana, Bahia, 1890-1920". Além disso, é licenciada em História pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS).
O lançamento do livro integra o Mês das Consciências Negras da Univasf 2024. Mais informações sobre a programação, que segue até novembro com diversas atividades, estão disponíveis no site do Neafrar.