Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Livro sobre monitoramento de aves nas áreas do Pisf será lançado nesta segunda-feira (11) no Cemafauna

publicado: 07/12/2023 15h46 última modificação: 07/12/2023 15h46

Como resultado de dez anos de monitoramento de aves nas áreas de influência da obra de integração do rio São Francisco, o livro “Avifauna: Projeto de Integração do Rio São Francisco com as Bacias Hidrográficas do Nordeste Setentrional” será lançado nesta segunda-feira (11). A publicação foi desenvolvida pelo Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga (Cemafauna) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) a partir do trabalho de licenciamento ambiental executado junto ao Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR). O lançamento acontecerá às 10h30, no auditório do Cemafauna, no Campus Ciências Agrárias (CCA) da Univasf, em Petrolina (PE).

O lançamento contará com a presença dos coordenadores do Cemafauna, professor Luiz Cezar Pereira e professora Patrícia Nicola. Também estará presente o secretário Nacional de Segurança Hídrica do MIDR, Giuseppe Vieira, acompanhado do diretor do Departamento de Projetos Estratégicos, Oscálmi Freitas, e da coordenadora Geral dos Programas Ambientais, Elianeiva Odisio. Durante o evento, haverá apresentação da obra pelos autores e uma sessão de autógrafos.

Organizado por Paulo Sambugaro, Aline Andrade, Elizabete Karlla Rios, Patrícia Nicola e Luiz Pereira, o Avifauna começou a ser elaborado em 2020. Para a elaboração do livro, ainda participaram, de forma direta e indireta, mais 14 pesquisadores da área de ornitologia vinculados ao Cemafauna. A obra tem como base os relatórios técnicos anuais referentes à implantação do Projeto de Integração do Rio São Francisco (Pisf), enviados ao longo de dez anos para o setor de licenciamento ambiental do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

O Avifauna é um guia com imagens dividido em três capítulos: “Explorando as Áreas de Estudo”, “Desvendando a Diversidade Aviária” e “A Importância da Coleção Científica do Cemafauna”. Para a compreensão da avifauna da região, o livro oferece uma descrição detalhada das localidades onde o monitoramento foi realizado e dados sobre diversidade, composição, riqueza e frequência das aves, além do status de ocorrência, conservação e o uso do habitat. A obra ainda destaca a importância científica da coleção depositada no Museu de Fauna, como um testemunho significativo da diversidade encontrada na Caatinga.

Para a coordenadora do Cemafauna e uma das organizadoras da obra, a professora Patrícia Nicola, o livro reforça a importância da atuação da Univasf no Pisf e a evidencia como uma universidade de referência no conhecimento da biodiversidade do Semiárido. “O livro retrata não apenas a diversidade de aves, mas também mostra a importância do acompanhamento da biodiversidade em grandes obras civis, bem como da manutenção de coleções científicas regionais”, ressalta.

O livro é indicado para todas as pessoas que gostam de aves, estudiosos do tema e interessados nos resultados do Pisf. Após o evento, a obra poderá ser adquirida no Cemafauna, em sua loja física. O livro também estará disponível para envio para outras localidades, por meio de solicitação através do e-mail cemafauna@univasf.edu.br.

registrado em: , , , ,