Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Lócus de Inovação Vitis Habitat seleciona estudantes e profissionais para projetos de extensão tecnológica em vitivinicultura

publicado: 04/11/2022 11h40 última modificação: 04/11/2022 11h40
Renata Freitas

Cartaz com uma imagem central de uma mão segurando um cacho de uvas com o título "Programa de Extensão Tecnológica", na parte superior do cartaz podemos visualizar as logos da SigProCV; Vitis Habitat; Bianchetti Zanlorenzi; Facepe; Univasf; Softmakers; Secretaria de Ciência Tecnologia e Inovação de Pernambuco e da Rio Sol. Na parte inferior está escrito sob uma tarja azul: Ciência de dados aplicada a vitiviniculturade precisão e digital.O Lócus de Inovação Vitis Habitat, da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), está com inscrições abertas até 9 de novembro para três Projetos de Extensão Tecnológica (PET), apoiados pela Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia de Pernambuco (Facepe). Os PETs irão atuar junto à cadeia produtiva da vitivinicultura na região de Petrolina e estão em busca de discentes de graduação da Univasf e de outras Instituições de Ensino Superior, estudantes do ensino técnico e profissionais da área. No total, são ofertadas 240 vagas para os interessados em participar dos cursos de extensão que serão realizados no âmbito dos projetos.

Os projetos disponíveis nesta seleção são “Manutenção Preditiva na Cadeia do Frio da Vitivinicultura”, coordenado pelo professor Dian Lourençoni; “Viticultura de Precisão e o Mercado de Crédito de Carbono”, sob a coordenação do professor Marcos Sales Rodrigues; e “Ciência de Dados Aplicada à Vitivinicultura de Precisão e Digital”, coordenado pelo professor Ricardo Menezes Prates. Cada PET exige pré-requisitos específicos dos participantes e tem link próprio para inscrição. Os links estão disponíveis no Edital de Chamamento Público, que regula a seleção, e acima, sob o título de cada projeto.

Cartaz com uma imagem central de um maquinário prateado e o título "Manutenção Preditiva na cadeia do frio da vitivinicultura" , na parte superior do cartaz podemos visualizar as logos da Vitis Habitat; Bianchetti Zanlorenzi; Facepe; Univasf; Softmakers; Secretaria de Ciência Tecnologia e Inovação de Pernambuco e da Rio Sol. Na parte inferior temos a informação de uma carga horária de 32 horas, o instrutor Prof. Dr. Dian Lourençoni (Doutor em Engenharia Agrícola) e no canto direito inferior está a informação de que ao fim do curso, serão selecionados 10 alunos que receberão uma bolsa de R$500 durante 3 meses para desenvolverem o plano de ação do projeto nas empresas parceiras.No ato da inscrição, o discente deverá optar por apenas um dos projetos que constam no edital. Os estudantes selecionados irão participar de um curso de extensão de curta duração ofertado pelo projeto para o qual se inscreveram. Os dez participantes com melhor desempenho em cada curso serão aprovados para a segunda etapa e receberão bolsas no valor de R$ 500,00 para a execução dos projetos durante três meses.

Os resultados parcial e final do processo seletivo serão divulgados pelo portal da Univasf e pelo Instagram do Lócus Vitis Habitat, respectivamente nos dias 11 e 14 de novembro. Mais informações sobre cada projeto e o cronograma completo da seleção estão disponíveis no edital.

Os três projetos contam com apoio do Edital Nº 22/2022 PET – Programa de Extensão Tecnológica da Facepe. O Lócus de Inovação Vitis Habitat é coordenado pelo professor Daniel dos Santos Costa, do Colegiado de Engenharia Agrícola e Ambiental (Cenamb) e tem apoio da Facepe. As ações são realizadas em parceria com a Vitivinícola Santa Maria, a Adega Bianchetti Tedesco e a Zanlorenzi Bebidas.