Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Lócus Innovation Labs seleciona estudantes da Univasf para projetos de extensão tecnológica na área de varejo

publicado: 12/05/2022 14h27 última modificação: 12/05/2022 14h27
Renata Freitas

O Lócus Innovation Labs, Lócus de Inovação da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), está com inscrições abertas para quatro projetos aprovados no Programa de Extensão Tecnológica (PET), da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia de Pernambuco (Facepe). São ofertadas 50 vagas em cada projeto para estudantes de qualquer curso de graduação da Univasf. Todos os projetos são voltados para a implantação de novas tecnologias e processos em pequenas e médias empresas varejistas da região. As inscrições estão abertas até 18 de maio.

Os interessados devem se inscrever por meio de formulário on-line. O estudante deverá optar por um dos quatro projetos ofertados: Projeto 1 - “Adoção de Chatbots para a comunicação interativa de empresas com clientes”, Projeto 2 - “Implantação de recursos de Business Intelligence em Lojas Virtuais”, Projeto 3 - “Gerente de loja virtual: tecnologias e suas práticas” e Projeto 4 - “Alta Performance no Comércio Varejista (APCV): Sistema de Avaliação de Desempenho por Competências”. Cada projeto tem edital de seleção próprio, disponíveis nos links acima.

Os projetos serão realizados em duas etapas. Na primeira, os estudantes participarão de um curso de formação ofertado pelo projeto para o qual se inscreveu. As formações estão previstas para começar em 23 de maio. Para a segunda etapa, serão selecionados dez estudantes que concluíram a formação inicial para atuar como bolsistas. Os selecionados receberão bolsas de extensão no valor de R$ 500,00 durante três meses e irão colaborar com empresas da região, indicadas pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Petrolina.

O Lócus Innovation Labs é coordenado pelo professor Max Santana Rolemberg Farias, do Colegiado de Engenharia de Computação, e realizado com apoio da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia de Pernambuco (Facepe), por meio do Edital Nº 4/2022 PET – Programa de Extensão Tecnológico. O Lócus Innovation Labs conta com apoio da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Petrolina e da Faculdade de Petrolina (Facape).

O professor Max Santana destaca que o Innovation Labs destaca que o varejo precisa passar por uma transformação digital. “O Innovation Labs será responsável por pavimentar a transformação digital do varejo do sertão do São Francisco com novas abordagens, porque o varejo precisa ser transformado digitalmente para alcançar eficiência nessa nova Era Digital”, afirma.