Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Mesa redonda para servidores e estudantes da Univasf discute saúde vocal

Mesa redonda para servidores e estudantes da Univasf discute saúde vocal

publicado: 11/04/2023 12h12 última modificação: 11/04/2023 12h14
Renata Freitas

Cartaz com fundo em vários tons de azul. Na parte superior esquerda está o logo do evento Saúde Vocal 2023. Na parte superior, do lado direito, estão as logomarcas da Univasf e do SIASS Univasf. Ao centro estão dispostas as palavras "otorrinolaringologia, fonoaudiologia, cabeça e pescoço" parcialmente sobrepostas em letras na cor branca e azul. No centro, na parte inferior, encontra-se escrito em letras na cor branca: o mês de abril com várias atividades de conscientização para os cuidados com a voz.Em alusão ao Dia Mundial e Nacional da Voz, o Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor (Siass) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) realizará a mesa redonda “Voz: Cuidando de Quem Educa". O evento, realizado no âmbito do projeto Saúde Vocal 2023, acontecerá nesta quinta-feira (13), às 14h30, no auditório da biblioteca da Univasf, no Campus Sede, em Petrolina (PE). A mesa redonda é aberta à participação de estudantes e servidores da Univasf e servidores das instituições parceiras do Siass-Univasf. As inscrições podem ser feitas gratuitamente até quarta-feira (12).

Os interessados devem se inscrever por meio de formulário on-line. A mesa redonda contará com a participação de profissionais de diferentes das áreas de formação. A fonoaudióloga e docente do curso de Nutrição da Universidade de Pernambuco (UPE), Iracema Pires de Melo, falará sobre “Voz: importância, fisiologia e disfonia”. A fonoaudióloga Lídia Soares tratará do tema “Especificidade da Voz do Professor”. A médica otorrinolaringologista Karine Lustosa, docente do curso de Medicina da Univasf, abordará “O que fazer quando a voz falha?”. A fonoaudióloga da Unidade Siass-Univasf Ana Isabel Andrade falará sobre “Saúde auditiva e voz”. E o médico cirurgião de cabeça e pescoço Fábio Oliveira abordará o assunto “Disfonias: casos cirúrgicos”.

No dia 16 de abril comemora-se mundialmente o Dia da Voz. Por isso, abril é o mês de conscientização sobre a importância dos cuidados com a saúde vocal. A iniciativa do Siass-Univasf visa debater o assunto e proporcionar à comunidade acadêmica informações atualizadas sobre esta área. Outras ações alusivas à data serão realizadas pelo projeto Saúde Vocal 2023 e serão divulgadas posteriormente. Mais informações podem ser obtidas no Instagram do Siass-Univasf.

registrado em: , ,