Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Mestrado em Extensão Rural da Univasf realiza processo seletivo 2022

Notícias

Mestrado em Extensão Rural da Univasf realiza processo seletivo 2022

publicado: 14/12/2021 15h54 última modificação: 14/12/2021 15h54
Júlia R. Mendes

O Programa de Pós-Graduação em Extensão Rural (PPGExR), da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), está com inscrições abertas para o processo seletivo para a turma 2022 do mestrado profissional. São disponibilizadas 27 vagas, destas 17 são destinadas para ampla concorrência, nove para ações afirmativas (negros, Pessoas com Deficiência (PCD) e indígenas), e uma vaga para servidores Técnico-Administrativos em Educação (TAEs) da Univasf. As inscrições podem ser efetuadas até as 23h59 do dia 10 de janeiro de 2022.

Os candidatos devem fazer as inscrições pelo site do programa, na aba denominada “inscrição”, ou diretamente no Sistema de Processos Seletivos (PS) da Univasf. Podem se candidatar portadores de diploma de curso de graduação, realizado em instituições reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC), ou de declaração emitida pela coordenação do curso atestando que o candidato está em condições de se graduar antes do período para matrícula no curso de pós-graduação.

No ato da inscrição, o candidato deverá indicar os nomes dos possíveis orientadores, a proposta de pré-projeto e produto final. O possível orientador deverá ser de área de formação diferente do candidato, seguindo os preceitos da interdisciplinaridade. A relação de documentos pode ser encontrada no Edital Nº 35/2021, no site do PS.

A seleção irá englobar três etapas. Na primeira etapa, de caráter classificatório, será feita uma avaliação das propostas de pré-projeto e produto final, que ocorrerá no período de 17 a 21 de janeiro de 2022. O resultado da primeira etapa será divulgado no dia 23 de janeiro de 2022. A etapa dois, também de caráter classificatório, é composta por uma análise do currículo dos candidatos aprovados na primeira fase, a ser feita de 26 a 31 de janeiro. O resultado dessa etapa será divulgado no dia 1º de fevereiro de 2022.

Já na última etapa, de caráter classificatório e eliminatório, a banca examinadora fará uma entrevista, na qual o candidato irá expor seu pré-projeto e responder algumas perguntas. As entrevistas serão realizadas a partir das 8h do dia 6 de fevereiro ao dia 8 de fevereiro, com duração de 15 minutos. A etapa será realizada virtualmente pelo Google Meet, cujo link e demais informações serão divulgadas no site do programa. Os candidatos serão previamente informados de seu horário de entrevista pelo e-mail informado no ato da inscrição e pela página do PPGExR. O resultado da entrevista será divulgado em 11 de fevereiro, a partir das 22h. Todos os resultados serão divulgados no site do PPGExR e no Sistema PS Univasf nos prazos informados. O cronograma completo está disponível no Anexo 3 do edital.

O Programa de Pós-Graduação em Extensão Rural tem como objetivo proporcionar a formação interdisciplinar de extensionistas capazes de interpretar e agir não apenas na dimensão técnica, mas também nas dimensões econômica, social, cultural e ambiental. O PPGExR tem como área de concentração a “Extensão Rural e Desenvolvimento” e se desenvolve em três linhas de pesquisa: “Identidade cultura e processos sociais”; “Processos de inovação sócio tecnológicas e ação extensionista”; e “Instituições sociais e desenvolvimento territorial”. Mais informações sobre o mestrado podem ser encontradas na página do programa.