Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Mestrado em Extensão Rural da Univasf realiza processo seletivo para turma especial do Pronera

publicado: 08/05/2024 16h02 última modificação: 08/05/2024 16h40

A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) realiza processo seletivo para o Programa de Pós-Graduação em Extensão Rural (PPGExR) para turma especial do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera) no mestrado profissional. A iniciativa é realizada em parceria com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). Podem se inscrever para as 40 vagas ofertadas, candidatos beneficiários do Pronera. As inscrições estão abertas a partir de hoje (8) e podem ser realizadas até 14 de junho.

Os interessados devem realizar as inscrições pelo site do Sistema de Processos Seletivos (PS) da Univasf. Os documentos a serem anexados no ato da inscrição e o perfil dos candidatos que podem participar da seleção estão disponíveis no edital. Das 40 vagas ofertadas, oito são para ampla concorrência, sete para autodeclarados negros (pretos ou pardos), sete para quilombolas, seis para pessoas com deficiência (PCD), quatro para servidores públicos efetivos do Incra e em exercício no Incra, quatro para técnicos de ATES e ATER, e quatro para egressos de cursos superiores de qualquer área.

O processo seletivo será realizado durante o período de 1º a 15 de julho e constará de uma única etapa: Análise da Proposta de Pré-Projeto de Pesquisa e Produto Final, de caráter eliminatório e classificatório. A divulgação do resultado final da seleção será feita no dia 31 de julho, pelo site do Programa e no Sistema PS. O cronograma completo da seleção está disponível no edital.

Dentre os principais objetivos do mestrado em Extensão Rural está reduzir as necessidades regionais com o auxílio da articulação de diferentes áreas das ciências, do desenvolvimento tecnológico e inovação, junto a abordagens e metodologias interdisciplinares em torno da área de concentração ‘Extensão Rural e Desenvolvimento’, que visa inserir os pós-graduandos em questões regionais e nacionais. O PPGExR estrutura-se em três linhas de pesquisa: Identidade, Cultura e Processos Sociais; Processos de Inovação Sócio Tecnológicas e Ação Extensionista e Instituições Sociais e Desenvolvimento Territorial.

Mais informações sobre o PPGExR estão disponíveis no site. As dúvidas em relação ao Processo Seletivo poderão ser enviadas para o e-mail: selecaoppgexrpronera@univasf.edu.br.