Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (Profmat) abre inscrições para Exame Nacional de Acesso 2022

publicado: 08/09/2021 11h15 última modificação: 08/09/2021 15h26
Júlia R. Mendes

O Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (Profmat) está com inscrições abertas para o Exame Nacional de Acesso (ENA) 2022. A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), uma das instituições associadas que ofertam o programa, disponibiliza 20 vagas nesta seleção. As inscrições podem ser efetuadas até o dia 25 de outubro, às 17h.

Estão aptos a participar do ENA 2022 professores em exercício da docência de Matemática, seja da rede pública ou privada, e portadores de diploma de curso de graduação reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC), em qualquer área, respeitando as normas da Instituição Associada, que será selecionada no ato de inscrição. Os candidatos podem realizar as inscrições pelo site do Profmat. A taxa de inscrição é de R$ 82,00.

Segundo o edital, o exame será realizado presencialmente no dia 4 de dezembro de 2021, a partir das 14h. Porém, no dia 19 de novembro, caso seja verificada a impossibilidade de realizar uma prova presencial pelas autoridades sanitárias locais da Instituição Associada, em virtude da pandemia de Covid-19, a prova será adiada para o dia 8 de janeiro de 2022.

O exame consiste em 30 questões de múltipla escolha, que têm como objetivo avaliar os conhecimentos numéricos, geométricos, de estatística e probabilidade, algébricos e algébricos/geométricos dos candidatos, para analisar o domínio matemático necessário ao ingresso no Profmat. O resultado final está previsto para ser divulgado até o dia 21 de dezembro de 2021, no caso dos exames realizados em 4 de dezembro. Caso a prova precise ser adiada, será divulgado um novo cronograma, conforme estabelece o edital.

Programa de mestrado semipresencial com oferta nacional por uma rede de Instituições de Ensino Superior, o Profmat é a realizado no âmbito da Universidade Aberta do Brasil (UAB) e da Coordenação de Aperfeiçoamento Pessoal de Nível Superior (Capes). O programa é coordenado pela Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), com o apoio do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa). Mais informações podem ser encontradas no site do Profmat e na página do programa na Univasf.