Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (Profmat) está com inscrições abertas para Exame Nacional de Acesso 2021

publicado: 02/12/2020 10h11 última modificação: 02/12/2020 14h51
Renata Freitas

O Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (Profmat) está com inscrições abertas para o Exame Nacional de Acesso 2021 (ENA). Nesta seleção, há 20 vagas para a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), uma das instituições associadas que ofertam o Profmat. As inscrições para o ENA 2021 podem ser realizadas até as 17h do dia 18 de dezembro.

Podem participar do ENA 2021 portadores de diploma de graduação, que atuem como professores de Matemática na educação básica das redes pública e privada. As inscrições para o ENA são feitas por meio do site do Profmat. A taxa de inscrição é de R$ 76,00. Este ano, em virtude da pandemia de Covi-19, o ENA acontecerá em duas fases para o grupo de instituições do qual a Univasf faz parte.

De acordo com o edital, haverá uma prova online, no dia 9 de janeiro de 2021, que será realizada das 14h às 15h30 (horário oficial de Brasília). A prova consistirá em 30 questões cronometradas de múltipla escolha e será eliminatória. A segunda fase terá uma única prova presencial, no dia 30 de janeiro 2021. Entretanto, a realização desta prova presencial será definida em 15 de janeiro após avaliação das condições sanitárias do local onde a instituição associada está localizada. Caso a prova presencial não seja possível, ela será substituída por uma prova discursiva online, marcada para 30 de janeiro de 2021, a partir das 14h. Outras informações sobre o processo seletivo estão disponíveis no edital.

O resultado final da seleção para o Profmat está previsto para sair até dia 26 de fevereiro de 2021. A data, o local e o horário de realização da matrícula serão divulgados posteriormente pelo Profmat/Univasf. O Programa é formado por uma rede de Instituições de Ensino Superior, com apoio da Universidade Aberta do Brasil (UAB) e da Coordenação de Aperfeiçoamento Pessoal de Nível Superior (Capes), e coordenado pela Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), com apoio do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA). Mais informações se encontram no edital, no site do Profmat e na página do programa na Univasf.