Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Museu de Fauna da Caatinga da Univasf realiza a exposição Povos Caatingueiros e a Fauna do Sertão

publicado: 15/05/2019 15h06 última modificação: 15/05/2019 15h06
Beatriz Granja

O Museu de Fauna da Caatinga do Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga (Cemafauna), da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), realiza a exposição “Povos Caatingueiros e a Fauna do Sertão”. A mostra faz parte da 17° Semana Nacional de Museus do Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), que acontece até o dia 19 de maio, em todos os museus do país.  A exposição ficará aberta à visitação até o dia 31 de julho, no Museu de Fauna da Caatinga, no Campus Ciências Agrárias (CCA), em Petrolina (PE).

“Povos Caatingueiros e a Fauna do Sertão” tem o objetivo de fazer uma trajetória nas tradições culturais entre o homem e a fauna, aproximando os visitantes do Museu ao Bioma Caatinga. A mostra interativa é estruturada por quatro ambientes temáticos e aborda, a partir das coleções científicas do CemaFauna, registros fotográficos, contos tradicionais do cancioneiro popular nordestino, músicas e poesia, o encontro entre os povos tradicionais do Sertão e a fauna da região, especialmente os animais silvestres.

Para Patrícia Nicola, coordenadora técnica do CemaFauna, o evento é uma oportunidade para que o público reflita sobre a sua relação com o bioma Caatinga. “Existem pontos negativos e positivos nessa relação e tentamos fazer essa abordagem na exposição para que o nosso visitante possa conhecer e refletir sobre as relações entre homem e fauna, a partir de suas tradições culturais”, afirma Patrícia.

registrado em: ,