Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Neafrar realiza edição especial do “Conversa com @ autor@” nesta quarta-feira (9) em alusão ao Dia Internacional da Mulher

publicado: 08/03/2022 15h15 última modificação: 08/03/2022 15h15
Júlia R. Mendes

Proporcionar ao público em primeira mão o conhecimento de produções e debates de autores inovadores e provocadores dos mais diversos campos de atuação. Esse é o objetivo do projeto “Conversa com @ autor@”, promovido pelo Núcleo de Estudos Étnicos e Afro-Brasileiros Abdias Nascimento Ruth de Souza (Neafrar) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), que irá realizar nesta quarta-feira (9) uma edição especial em alusão ao Dia Internacional da Mulher. Esta edição tem como convidada a escritora Letícia Nascimento e será transmitida pelo Instagram do Neafrar às 19h.

Professora da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Letícia Nascimento é autora da obra Transfeminismo, da Coleção Feminismos Plurais 2021. No evento, mediado pelo coordenador do Neafrar e professor do Colegiado de Ciências Sociais, Nilton de Almeida, ela irá falar sobre sua obra, trajetória acadêmica e política, perspectivas do transfeminismo no Brasil, autodeterminação das travestis e mulheres trans, entre outros tópicos relacionados. Letícia também foi escolhida para ser a homenageada do mês de março no XII Mês das Consciências Negras da Univasf.

Segundo o professor Nilton de Almeida, o evento será um momento de grande aprendizado para todos. “Ao mesmo tempo em que vemos uma visibilidade cada vez maior das produções intelectuais e das atuações e intervenções políticas das lutas de travestis e transexuais, ainda sabemos muito pouco, isto quando deliberadamente não ignoramos ou negligenciamos enquanto sociedade, sobre suas demandas e direitos. É preciso multiplicar espaços e momentos como este”, enfatiza.

Criado em 2012, o Núcleo de Estudos Étnicos e Afro-Brasileiros Abdias Nascimento Ruth de Souza (Neafrar) tem o objetivo de promover o desenvolvimento de estudos e discussões em torno de questões raciais, de gênero e sexualidade. Mais informações sobre o núcleo e suas atividades podem ser encontradas no Instagram e no site.