Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Nema promove palestra "O terceiro setor na pesquisa científica e sua conexão com a população: a experiência do Instituto de Pesquisa Cananéia-IPeC"

publicado: 04/07/2017 16h03 última modificação: 04/07/2017 16h03
Jaquelyne Costa/Ascom Cemafauna
Arquivo Ascom Palestra será realizada no auditório do Museu de Fauna da Caatinga, no CCA, nesta quinta-feira (6)

O Núcleo de Ecologia e Monitoramento Ambiental (Nema), da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), promove na próxima quinta-feira (6), às 16h, no auditório do Museu de Fauna da Caatinga a palestra: "O terceiro setor na pesquisa científica e sua conexão com a população: a experiência do Instituto de pesquisa Cananéia-IPeC" com o professor Emygdio L.A. Monteiro-Filho do departamento de Zoologia da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

O objetivo do evento é apresentar aos estudantes uma outra possibilidade de atividade profissional para o graduado em Biologia, além do trabalho em empresas de consultoria e nas universidades. Essa atividade é realizada por organizações não governamentais (ONGs), o chamado terceiro setor. A palestra mostrará a experiência do Instituto de Pesquisa Cananéia (IPeC), que vem produzindo ciência fora da universidade, atuando junto a comunidades locais do litoral paulista e paranaense há aproximadamente 20 anos e que hoje conta com biólogos contratados além de outros profissionais.

O coordenador do Nema, professor Renato Garcia, informa ainda que disponibilizará o ônibus da instituição aos estudantes para retornarem ao centro da cidade, já que o Museu de Fauna da Caatinga localiza-se no Campus Ciências Agrárias da Univasf, zona rural de Petrolina (PE). As inscrições são presenciais e gratuitas.

Nema – O Nema é uma iniciativa da Univasf enquanto Subprograma Flora – PBA 23 do Programa de Conservação da Fauna e Flora, no Projeto de Integração do Rio São Francisco com as Bacias Hidrográficas do Nordeste Setentrional – PISF, do Ministério da Integração Nacional. Sua atuação nas áreas sob influência do PISF está voltada para a coleta de sementes, conforme o PBA 23, tendo como finalidade a produção das mudas que serão necessárias para implantação dos Planos de Recuperação de Área Degradada (PRADs) nas áreas definidas no Programa para Recuperação de Áreas Degradadas – PBA 09.

Serviço:

Palestra "O terceiro setor na pesquisa científica e sua conexão com a população: a experiência do Instituto de Pesquisa Cananéia-IPeC"

Data – 6 de julho de 2017

Horário – 16h

Outras informações – (87) 2101-4867

Local – Auditório do Museu de Fauna da Caatinga, Campus Ciências Agrárias, BR 407, Km 12, lote 543, Projeto de Irrigação Nilo Coelho - S/N C1 CEP. 56.300-000, Petrolina – Pernambuco.