Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Nema realiza capacitação de produção de mudas para equipe do viveiro municipal de Petrolina (PE)

Notícias

Nema realiza capacitação de produção de mudas para equipe do viveiro municipal de Petrolina (PE)

publicado: 21/12/2023 14h53 última modificação: 21/12/2023 14h53


O curso aconteceu na sede do Nema. Foto: Deivid Menezes/Prefeitura de Petrolina

O Núcleo de Ecologia e Monitoramento Ambiental (Nema) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) ofertou a Capacitação para Produção de Mudas da Caatinga aos colaboradores do Viveiro Municipal de Petrolina (PE). O objetivo é colaborar com metodologias e técnicas para aperfeiçoar a produção de mudas nativas utilizadas nas ações ambientais do município. O curso foi realizado na segunda (19) e terça-feira (20) na sede do Nema, localizada no Campus Ciências Agrárias (CCA) da Univasf.

Com aulas teóricas durante a manhã e tarde de segunda-feira (19), os participantes aprenderam os seguintes conteúdos: adaptação das plantas à seca, funcionamento de sementes de mudas, desenvolvimento e tipos de produção de mudas e semeadura. Também trocaram experiências sobre formas de melhorar a qualidade e organização da produção de mudas no viveiro, além de assuntos sobre a legislação. No segundo dia, colocaram em prática o conhecimento adquirido, realizando quebra de dormência de sementes, enchimento de saquinhos com substrato para a produção de mudas, repicagem e poda de raiz e ramos.

Para o diretor presidente da Agência Municipal de Meio Ambiente (AMMA) de Petrolina, Marcelo Gama, que participou da capacitação, o objetivo dessa troca de conhecimentos é aumentar a produtividade do viveiro municipal. “Essa capacitação vai aumentar a eficiência das germinações das mudas do nosso viveiro, que serão introduzidas nas calçadas e em corredores verdes que nós vamos criar na cidade. E esse é só o começo da parceria com o Nema, em que a população de Petrolina e a Caatinga só têm a ganhar”, ressaltou.

“Para nós do Nema é uma grande oportunidade poder contribuir com o nosso conhecimento para a melhoria da produção de mudas do viveiro municipal e, consequentemente, com a arborização da cidade e a preservação e valorização das espécies da Caatinga”, afirmou a pesquisadora do Nema responsável pela capacitação, Edjane Damasceno.