Você está aqui: Página Inicial > Notícias > NGPS da Univasf realiza I Simpósio de Pesquisa e Extensão Rural em Agricultura Familiar

publicado: 20/08/2024 08h34 última modificação: 20/08/2024 08h43

O Núcleo de Gestão em Projetos Sociais (NGPS) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) realizará, nos dias 28, 29 e 30 de agosto, o I Simpósio de Pesquisa e Extensão em Agricultura Familiar. O evento acontecerá no auditório da Biblioteca do Campus Sede da Univasf e é direcionado à comunidade acadêmica, representantes de instituições e agricultores familiares das Vilas Produtivas Rurais. As inscrições estão abertas e seguem até o dia 28 de agosto.

Os interessados podem se inscrever através do Sistema de Gestão de Eventos da Univasf e durante o evento. O Simpósio contará com palestras e sessões temáticas que abordarão o desenvolvimento sustentável no Semiárido Brasileiro e apresentarão as experiências na Agricultura Familiar vividas e desenvolvidas junto às Vilas Produtivas Rurais do Projeto de Integração do São Francisco (PISF).

De acordo com o coordenador técnico do NGPS, Leonardo Sousa Cavalcanti, o simpósio será um espaço para o debate de estudos e pesquisas em agricultura familiar e dos resultados das ações desenvolvidas nas Vilas Produtivas Rurais do PISF, na promoção do desenvolvimento sustentável no Semiárido Brasileiro.

“Apresentar à sociedade essas vivências é importante para a disseminação do conhecimento, para ampliar e fomentar o debate, e promover uma reflexão sobre os desafios futuros e as oportunidades existentes que impulsionam a Agricultura Familiar nesse cenário, que vem sendo construído a partir da execução dessa que é a maior obra de infraestrutura hídrica da história do nosso país e que apresenta um papel social e econômico tão relevante quanto, ou até maior do que, a extensão dos canais construídos”, destacou Leonardo Cavalcanti.

O I Simpósio de Pesquisa e Extensão em Agricultura Familiar é uma realização do NGPS, em parceria com o Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional (MIDR) e a Univasf.

NGPS/Univasf - O Núcleo de Gestão em Projetos Sociais elabora e executa projetos sociais com foco na agroecologia, na geração de renda e na sustentabilidade de vilas e comunidades rurais. O NGPS executa o Programa Ambiental de Gestão Sustentável e Títulos e Domínios das Famílias Reassentadas do Projeto de Integração do Rio São Francisco (PISF), em parceria com o MIDR, atendendo 18 Vilas Produtivas Rurais (VPRs) localizadas nas áreas dos canais da transposição, nos eixos Norte e Leste do PISF, realizando treinamentos, capacitações e a implantação de Unidades Demonstrativas de Produção.

Todo o trabalho é desempenhado por uma equipe multidisciplinar que realiza diagnóstico socioambiental, concepção, elaboração e execução de projetos, além de assistência técnica e extensão rural para o fortalecimento do associativismo e cooperativismo.

registrado em: , , ,