Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Nova temporada do projeto Cena na Serra exibe amanhã (24) filme “Era o Hotel Cambridge”

publicado: 23/05/2018 16h57 última modificação: 23/05/2018 16h57
Mônica Santos

O projeto de extensão Cena na Serra – Cinema em Ação retoma suas atividades amanhã (24), com a exibição do filme “Era o Hotel Cambridge”, da diretora Eliane Caffé. O longa será apresentado no Núcleo de Extensão da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), em São Raimundo Nonato (PI), a partir das 19h. O projeto é uma iniciativa do Colegiado de Antropologia do Campus Serra da Capivara. A entrada é gratuita e aberta a toda a comunidade.

O Cena na Serra realiza sessões cinematográficas quinzenais com o intuito de promover a discussão sobre essas produções. Ao longo deste semestre letivo serão apresentadas dez obras cinematográficas, distribuídas pela Vitrine Filmes que concedeu, com autorização prévia dos diretores, parte do seu acervo para a mostra. Entre os títulos desta temporada, estão a “A Luta do Século”, de Sérgio Machado, lançado em março deste ano; e o documentário “As Hiper Mulheres”, de 2012, dos diretores Carlos Fausto, Leonardo Sette e Takumã Kuikuro, que venceu o Prêmio Especial do Júri e Melhor Montagem no 39° Festival de Gramado. A programação completa do Cena na Serra encontra-se disponível abaixo.

O filme “Era o Hotel Cambridge”, que será apresentado amanhã, foi lançado em 2016 e narra a trajetória de refugiados recém-chegados ao Brasil que, junto com trabalhadores sem-teto, ocupam um velho edifício abandonado no centro de São Paulo. Em meio à tensão diária da ameaça do despejo, revelam-se dramas, situações cômicas e diferentes visões de mundo.

De acordo com a coordenadora do projeto, professora Natacha Leal, o Cena na Serra tem como objetivo proporcionar à comunidade de São Raimundo Nonato o acesso a filmes fora do circuito comercial. Dessa forma, são apresentados à cidade um conjunto de obras audiovisuais que tratam de temas relevantes para a promoção da diversidade de pensamentos e de um debate antropológico sobre temáticas diversas.

“Era o Hotel Cambridge retrata o cotidiano de uma ocupação no centro de São Paulo. Assim, versa sobre um tema bastante atual que vem sendo amplamente debatido, especialmente depois do incêndio do edifício Wilton Paes de Almeida, no Largo do Paissandu, que abrigava uma série de famílias vinculadas a movimentos de luta pela moradia”, afirma Natacha.

Cronograma de exibições:

24/05 - Era o Hotel Cambridge