Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Novo episódio do podcast Além da Pele tem como tema o Vitiligo

Novo episódio do podcast Além da Pele tem como tema o Vitiligo

publicado: 17/02/2022 12h37 última modificação: 17/02/2022 12h37
Júlia R. Mendes

Nas últimas semanas, o vitiligo, uma doença que provoca a despigmentação da pele, se tornou assunto em diversos meios de comunicação. Essa visibilidade se deve à presença de uma participante que tem vitiligo no reality show Big Brother Brasil 2022 (BBB), exibido pela TV Globo. Em virtude disso, a temática virou pauta do podcast “Além da Pele”, produzido pela Liga Acadêmica de Dermatologia (Laderme) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). O nono episódio, que tem como título “Vitiligo: É hereditário? Tem cura?”, esclarece as principais dúvidas sobre a doença. A nova edição já está disponível para reprodução nas plataformas on-line.

Este episódio conta com a participação da dermatologista Luciana Rosado, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). Durante nove minutos, Luciana e os ligantes da Laderme explicam as causas, sintomas em geral, como é feito o diagnóstico, tratamentos disponíveis e outros aspectos que envolvam o vitiligo. Este e os outros episódios do Além da Pele podem ser encontrados gratuitamente no Spotify, Anchor, Google Podcasts, Breaker, Pocket Casts e Radiopublic.

O estudante do 8º período de Medicina João Antônio Ramos, integrante da Laderme, roteirizou este episódio. De acordo com ele, a falta de conhecimento sobre a doença pode gerar discriminação e preconceito. “O intuito do episódio é trazer informação e conforto para as pessoas que vivem com o vitiligo”, afirma o estudante, que ressalta que o roteiro desse episódio se baseia nos principais questionamentos feitos nas redes sociais.

O próximo episódio do Além da Pele está previsto para ser lançado em cerca de dez dias sobre a temática Piodermites, que são infecções de pele. A Laderme aceita sugestões de temas para os episódios futuros. Os ouvintes podem enviar suas pautas para o Instagram da liga acadêmica.