Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Nuceu realiza atendimento psicológico e oficina no Campus Serra da Capivara

Nuceu realiza atendimento psicológico e oficina no Campus Serra da Capivara

publicado: 28/11/2023 16h29 última modificação: 28/11/2023 16h29

O Núcleo de Cuidado ao Estudante Universitário (NuCEU) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) realizará, no Campus Serra da Capivara, o Plantão para Atendimento Psicológico e a oficina “Habilidades Interpessoais”. As atividades acontecerão, respectivamente, nesta quinta-feira (30) e sexta-feira (1º) e possuem o objetivo de cuidar da saúde mental dos estudantes e servidores do campus. O atendimento será realizado a partir das 14h, no espaço de convivência, na sala do Serviço Social e Psicologia, e a oficina acontecerá no auditório a partir das 8h30.

O Plantão para Atendimento Psicológico tem como público-alvo discentes, servidores e terceirizados da Univasf. Para participar não há necessidade de inscrição prévia. As fichas para o atendimento, que terá duração média de 50 minutos, serão entregues por ordem de chegada. O plantão psicológico é uma modalidade de atenção clínica em formato de pronto atendimento, ofertado individualmente. O atendimento será feito por estudantes do curso de Psicologia da Univasf, sob a supervisão clínica da coordenadora do Nuceu, Sílvia Raquel Santos de Morais, docente do Colegiado de Psicologia.

A oficina “Habilidades Interpessoais” tem o intuito de apresentar um conjunto de comportamentos que podem facilitar as relações interpessoais, como a possibilidade de lidar com as relações de modo mais assertivo e proativo. A ação é destinada aos discentes da Univasf e será ministrada pela docente Sílvia Morais, com a colaboração dos extensionistas e estagiários do NuCEU, tendo duração de aproximadamente três horas. Para participar da atividade, é necessário comparecer no dia e horário marcado, tendo apenas que preencher a lista de presença com os dados pessoais para fins de certificação da carga horária.

O Núcleo de Cuidado ao Estudante Universitário é um Projeto de Extensão vinculado à Pró-Reitoria de Extensão (Proex) da Univasf. Segundo a coordenadora Sílvia, a oferta de oficinas e do plantão psicológico faz parte de um conjunto de ações do projeto e visa colaborar com a Univasf e toda sua comunidade acadêmica, com a promoção da saúde mental e cuidado psicológico.