Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Núcleo de Cuidado ao Estudante Universitário do Semiárido lança plantão psicológico on-line para estudantes e trabalhadores do ensino superior

publicado: 30/07/2021 16h14 última modificação: 30/07/2021 16h14
Júlia R. Mendes

O Núcleo de Cuidado ao Estudante Universitário do Semiárido (Nuceu), projeto de extensão da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), ofertará, em agosto, um novo serviço de Plantão Psicológico (PP) on-line. Este serviço será direcionado a estudantes de graduação e pós-graduação, docentes, técnicos e colaboradores, com idade acima de 18 anos, de Instituições de Ensino Superior (IES) públicas e privadas. As inscrições deverão ser realizadas toda quinta-feira, a partir da primeira semana de agosto.

O Plantão Psicológico é um pronto atendimento psicológico para auxiliar pessoas que estejam vivenciando situações de emergência ou de sofrimento psíquico. O serviço será ofertado em parceria com psicólogos egressos da Univasf. As inscrições serão realizadas através de formulário on-line disponibilizado no perfil do Nuceu no Instagram, às quintas-feiras. Os atendimentos terão início na próxima sexta-feira (6) e serão ofertados até o dia 10 de dezembro, sempre nas sextas-feiras, dia seguinte à inscrição, das 16h às 20h.

Nesse tipo de atendimento, a pessoa pode ser atendida até duas vezes, por psicólogos diferentes. Após o agendamento, o interessado receberá um e-mail e uma mensagem via WhatsApp com todas as orientações para garantir a privacidade durante o atendimento e informações referentes ao plantão. O atendimento irá obedecer à ordem de envio dos formulários de inscrição.

A professora do Colegiado de Psicologia Shirley Macêdo, coordenadora do Nuceu, ressalta que essa ação conta com a participação de 16 psicólogos formados pela Univasf, que farão os atendimentos. A equipe conta ainda com a participação de 12 integrantes do Nuceu, formado por um estudante bolsista, cinco voluntários, dois estagiários e quatro colaboradores.

Shirley destaca que os atendimentos serão também uma oportunidade para que os estudantes extensionistas do projeto possam adquirir conhecimentos relevantes para sua formação profissional. “Os atendimentos serão feitos pelos profissionais, com o acompanhamento de um extensionista, sob a minha supervisão”, explica a docente. A expectativa é atender cerca de três pessoas por semana.