Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Núcleo de Estudos das Paisagens Semiáridas Tropicais da Univasf realiza mais duas edições do Webinar Nepst

publicado: 27/08/2020 12h14 última modificação: 27/08/2020 15h53
Layla Shasta

O Núcleo de Estudos das Paisagens Semiáridas Tropicais (Nepst), vinculado ao Colegiado de Geografia da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), realizará mais duas edições do Webinar Nepst, um ciclo de seminários online promovido durante o período de pandemia da Covid-19. O 7º Webinar Nepst acontecerá nesta sexta-feira (28), às 16h, por meio do canal do Nepst no YouTube e discutirá a temática “Como mentir com mapas: desvendando o caráter ideológico dos mapas”. Já o 8º Webinar será realizado em 11 de setembro e terá como tema “Análise espacial da Covid-19 no Estado da Bahia.

Os dois eventos são gratuitos e estão com inscrições abertas. Os interessados podem se inscrever por meio do Sistema de Gestão de Eventos (SGE) da Univasf. Haverá emissão de certificado para os participantes. No YouTube, é possível definir um lembrete para o início da transmissão dos webinários.

O 7º Webinar Nepst, que acontecerá amanhã, será ministrado pelo professor do Instituto de Geociências da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) Lindon Matias. A palestra vai falar sobre a importância do entendimento da cartografia para a democratização do saber, indicando as possibilidades de um estudo coletivo e colaborativo na área, além de como os mapas foram e são utilizados como instrumentos de poder. A live estava prevista para ser realizada no dia 14 de agosto e foi remarcada para esta semana.

8º Webinar Nepst – Com o tema “Análise espacial da Covid-19 no Estado da Bahia”, a oitava edição do webinar vai acontecer no dia 11 de setembro, às 16h, e tem o objetivo de apresentar à comunidade os resultados dos estudos realizados por grupos de pesquisa em análise espacial da Covid-19 no estado da Bahia. Participarão da atividade os grupos “GeoCombate Covid-19 BA”, da Universidade Federal da Bahia (UFBA); o Grupo de Estudos Geografia dos Territórios e Espaços Rurais (GEOTER), do Instituto Federal Baiano (IF Baiano) – Campus Santa Inês, e o portal GEOCOVID-19 Brasil - UEFS.

Realizado em parceria entre o Núcleo de Estudos das Paisagens Semiáridas Tropicais (Nepst) da Univasf, o Programa de Pós-Graduação em Estudos Territoriais e o Núcleo de Estudos Geográficos da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), o Webinar Nepst tem periodicidade quinzenal, que visa promover a democratização do acesso ao ensino e à pesquisa de temáticas relacionadas à Geografia e ao enfrentamento da Covid-19 . Mais informações sobre a iniciativa e os próximos seminários da programação podem ser encontradas no Instagram do Nepst.