Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Núcleo de Estudos das Paisagens Semiáridas Tropicais (Nepst) lança coletânea de livros sobre “Perspectivas e desafios do sertão nordestino”

publicado: 03/02/2022 14h33 última modificação: 03/02/2022 14h33
Júlia R. Mendes

Divulgar a produção científica nordestina, com temáticas voltadas ao sertão e semiárido. Foi com esse intuito que o Núcleo de Estudos das Paisagens Semiáridas Tropicais (Nepst) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) lançou a coletânea “Perspectivas e desafios do sertão nordestino”, composta por três livros. As obras são constituídas por 57 trabalhos apresentados no Simpósio do Nepst. Os volumes abordam o ensino da geografia, identidade, cultura e muito mais.

A coletânea foi organizada de acordo com os eixos norteadores do Simpósio do Nepst, que aconteceu em outubro de 2021. O volume um aborda uma parte dos trabalhos relacionados ao eixo “Contexto geoambiental do semiárido brasileiro”; o volume dois engloba capítulos relacionados ao tema “Sertanejos e sertanejas – identidade, cultura e resistência”; e o terceiro é composto por capítulos vinculados ao eixo “Ensino de geografia no contexto do semiárido”. Ao todo são mais de 600 páginas que contribuem com a discussão, fortalecimento e divulgação de informações e resultados científicos, relacionados com o sertão brasileiro, alcançados nos últimos anos, tendo em vista o fortalecimento das potencialidades do semiárido. Os livros podem ser encontrados no formato E-book no site do Simpósio do Nepst e na forma física nas bibliotecas da Univasf.

Segundo o professor do Colegiado de Geografia da Univasf e líder do Nepst, Sirius Oliveira Souza, este lançamento é de grande contribuição por se tratar de um vasto material científico feito por pesquisadores para pesquisadores do sertão brasileiro. “Neste contexto, a coletânea ultrapassa as representações estigmatizadas e simplistas do semiárido e se pauta em uma perspectiva crítica moderna do sertão, enquanto uma região de desenvolvimento desigual, caracterizado pelas relações de classe nele estabelecidas, onde a organização espacial constitui e reflete fenômenos diversos”, ressalta.

Grupo de pesquisa vinculado ao Colegiado de Geografia (CGEO), do Campus Senhor do Bonfim, o Nepst realiza atividades voltadas para o ensino, pesquisa e extensão, com foco na valorização e democratização científica do semiárido. No período de 7 a 9 de outubro de 2021, o Núcleo realizou um simpósio que totalizou 1.111 inscrições e contou com participantes de 19 estados brasileiros. O simpósio foi realizado com a colaboração da Universidade de Pernambuco (UPE), Universidade do Estado da Bahia (Uneb), Universidade Estadual Paulista (Unesp) Campus Rio Claro (SP), entre outras instituições.

O lançamento dos livros contou com financiamento da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PRPPGI) da Univasf. Souza enfatiza que a coletânea fortalece a trajetória do Nepst como um grupo produtor de ciência e propagador de divulgação científica no sertão. “Neste ano o grupo completa quatro anos de existência e esse lançamento celebra todos os projetos, eventos e ações que desenvolvemos até aqui e se torna um prelúdio de tudo que pretendemos seguir realizando”.