Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Núcleos Temáticos da Univasf promovem interdisciplinaridade com atividades de ensino, pesquisa e extensão

publicado: 27/04/2018 17h54 última modificação: 27/04/2018 17h54
Jaislane Ribeiro
Exibir carrossel de imagens Aquivo do NT Turma do Núcleo Temático GeNE reunida.

Turma do Núcleo Temático GeNE reunida.

Incentivar o empreendedorismo entre os estudantes de Engenharia. Promover a inserção discente e docente na comunidade para discutir temas relacionados à área de saúde. Estimular a adoção de práticas agroecológicas na produção agrícola. Estas são propostas de três Núcleos Temáticos (NTs) ofertados pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) aos estudantes de graduação no período 2017.2. Em comum, todos têm o caráter interdisciplinar e envolvem atividades de ensino, pesquisa e extensão, proporcionando aos participantes a oportunidade de unir e colocar em prática, ao longo do semestre, os saberes de várias áreas.

Componente curricular obrigatório, os NTs são direcionados aos discentes dos cursos de graduação presenciais e à distância e do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera), ofertados na Univasf. Seu objetivo é promover a interdisciplinaridade, através da participação de estudantes e professores de áreas distintas, possibilitando olhares diferentes sobre questões diversas.

No semestre 2017.2, foram ofertados 14 NTs nos campi Sede, Ciências Agrárias, Juazeiro, Paulo Afonso e Serra da Capivara. Entre eles, o Núcleo Temático Geração de Negócio em Engenharia (GeNE), que foi realizado pela primeira vez, no Campus Juazeiro. Coordenado pela professora do Colegiado de Engenharia da Computação Ana Emília de Melo Queiroz, o GeNE contou com a participação de 25 estudantes dos cursos de Engenharia Civil, Elétrica, Produção, Mecânica, Computação e Agronômica e de outros quatro docentes também da área de Engenharia. O NT teve ainda a participação de consultores de outras instituições, a exemplo do Sebrae.

Ana Emília explica que o GeNE teve como objetivo proporcionar aos estudantes de Engenharia uma experiência prática com aplicações, produtos e serviços que permitissem ampliar a visão de sua atuação profissional, bem como seu comportamento empreendedor. “Os resultados foram bastante satisfatórios e a ideia é que o núcleo seja ofertado novamente, da próxima vez, com a adesão de novas áreas”, antecipa.

Também oferecido pela primeira vez, o Núcleo Temático Populações em Situação de Vulnerabilidade realizou diversas atividades de ensino, pesquisa e extensão junto aos profissionais e usuários do Centro de Atenção Psicossocial para Usuários de Álcool e Outras Drogas (CAPS-ad), em Paulo Afonso. O NT teve a participação de 25 estudantes e cinco docentes do Colegiado de Medicina, além de professores de outros campi da Univasf que colaboraram com as atividades ao longo do semestre e da coordenadora, a professora Kátia Antas.

Segundo Kátia, o NT possibilitou a oferta de serviços ao CAPS-ad, a discussão de temáticas atuais e pertinentes à área e à formação discente, a inserção de docentes e estudantes na comunidade e na realidade local, bem como a integração e interdisciplinaridade. “Percebi que podemos mais quando estamos juntos e o quanto a comunidade tem a nos ensinar, além da responsabilidade que temos com ela, uma vez que compomos uma universidade pública”, ressalta Kátia.

O Núcleo Temático Sertão Agroecológico, também oferecido no último semestre letivo pela quarta vez e coordenado pelos professores Helder Ribeiro Freitas e Rita Cássia Gervásio, tem o propósito de articular a formação profissional e cidadã em torno da agroecologia a partir de intervenções sociais junto aos grupos e organizações envolvidas na Transição Agroecológica no Sertão do São Francisco. Ofertado pela primeira vez em 2014, este NT contabiliza em suas quatro edições a participação de 87 discentes dos cursos de Engenharia Agronômica, Mecânica, Produção, Ciências Biológicas, Medicina Veterinária, Zootecnia, Administração, Medicina e Ciências Sociais.

O professor Helder Freitas conta que o NT vem proporcionando interações interdisciplinares entre discentes, agricultores, técnicos e professores, com a maior parte da carga horária destinada às atividades práticas, realizadas após as discussões teóricas com os participantes. “O trabalho no Núcleo Temático tem contribuído com a formação de profissionais para intervenção social agroecológica, bem como a participação da Univasf nas ações de promoção da agroecologia e do desenvolvimento sustentável nos Territórios do Semiárido Brasileiro”, afirma.

Para o período 2018.1, serão oferecidos 12 Núcleos Temáticos. Os NTs têm carga horaria de 120 horas e para participar os estudantes precisam ter cumprido 25% da carga horária do seu curso. As matrículas devem ser feitas pelo Sig@ no período 2 a 7 de maio.

De acordo com a pró-reitora de Ensino da Univasf, Monica Tomé, a Univasf é pioneira na oferta de Núcleos Temáticos e a única instituição de ensino superior do país a oferecer este componente curricular aos estudantes de graduação. “A proposição do Núcleo Temático deve ser a base de qualquer componente curricular, pois trás a essência que move a instituição de ensino superior, que é o ensino, a pesquisa e a extensão, realizados de modo conjunto e para fora da sala de aula”, pontua.